terça-feira, 16 de maio de 2017

16 DE MAIO - DIA DO GARI - ELES SÃO RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA DE SUA CIDADE.






ORIGEM DAS PALAVRAS GARI E MARGARIDAS

A palavra gari teve origem através do francês Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum. 
Os cariocas  sempre mandavam chamar a "turma do Gari" para limpar os estercos deixados pelos cavalos e o lixo jogado nas ruas. Aos poucos  a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País. Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílios para limpeza urbana que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.



IMPORTÂNCIA DOS GARIS E MARGARIDAS PARA A LIMPEZA PÚBLICA
No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô. Daí a necessidade a ampliação dos serviços de limpeza, tendo José Mauro Porto, diretor de Operações da Vega incluído as mulheres no serviço da limpeza pública, tendo a margarida sido indicada como símbolo dessas guerreiras que cuidavam da limpeza pública. A mídia e a sociedade em geral aceitaram - e elogiaram - o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho. 

A VEGA foi pioneira no novo mercado para as mulheres, que desde então se dedicam à atividade com interesse, merecendo o respeito dos pedestres que passaram a ter um motivo a mais para evitar sujar as ruas e manter a cidade limpa.

A palavra lixo é proveniente do latim lix, que significa cinza ou lixívia, ou do verbo lixare, que significa polir, desbastar, arrancar o supérfluo.


Os mais diversos serviços públicos e particulares do mundo utilizam-se do mesmo código de cores para identificar materiais componentes da fração seca do lixo, como papéis e papelão, metais, vidros e plásticos. 
É importante essa conscientização se separação de tipos de lixo, uma vez que o lixo pode representar emprego e renda, além de diminuir os resíduos lançados nos lixões o material reciclado pode se transformar em matéria prima para embalagens e outros produtos.


Fonte:ww.vega.com.br/DicasCuriosidades.html
https://www.google.com.br/#noj=1&q=fotos+de+garis+e+margaridas

Um comentário:

  1. Favor rever as classificações de plástico, metal e vidro, pois estão trocadas de lugar!

    ResponderExcluir