domingo, 25 de novembro de 2012

CEIA DE NATAL - ORIGEM E TRADIÇÃO - COMIDAS TÍPICAS

Última Ceia de Leonardo da Vince
É possível que a Ceia de Natal esteja relacionada à Santa Ceia, onde Cristo ao lado de seus discípulos comeram pão e vinho. Outros segmentos acreditam que a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, costume assimilado por outros países, inclusive o Brasil.
ORAÇÃO À SANTA CEIA

Ah, querido Jesus, Santo Menino, 
                        Faze-te uma cama, macia, imaculada, 
Dentro do meu coração, para que possa ser 
Um aposento de silêncio guardado para Ti.
Meu coração de alegria salta, 
Meus lábios não podem mais manter o silêncio, 
Eu também devo cantar, com uma língua alegre, 
Aquela doce canção antiga:
Glória a Deus nos altos céus, 
Que ao homem o Seu Filho tem dado 
Enquanto os anjos cantam com alegria piedosa 
Um feliz ano novo para toda a terra!
(por Martin Lutero)
***********
Oh Noite Sagrada
Oh noite sagrada: as estrelas estão reluzindo brilhantemente
Esta é a noite do nascimento do nosso querido Salvador!
Grande permanência do mundo em pecados e erros,
Até que Ele apareceu e a alma sentiu seu valor.


Num tremor de esperança o mundo cansado se regozija,
Pois ali rompe uma nova e gloriosa manhã!
Caia de joelhos, Oh Ouça a voz dos anjos!
Oh noite divina! Oh noite em que Cristo nasceu!
Oh noite divina!
Oh noite divina!

(por Adolphe Adam)

PRATOS TÍPICOS NA CEIA BRASILEIRA:

 Peru, o pernil de porco ou o leitão,  arroz, Farofa, rabanada, panetones, Castanhas,  Nozes,  amêndoas, pistache, Salada Tropical, Frutas em especial as uvas, maçãs, pêssego.  Bolinhos de Bacalhau, Vinhos,  Champagne.


PERU DE NATAL
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos
Ingredientes
01 peru grande (acima de 5kg) limpo (aquele c/termômetro)
01 xícara (chá) de vinho branco
250 g de manteiga ou margarina
08 colheres (sopa) de azeite
200 g de bacon cortado em cubinhos
250 g de azeitonas picadas
02 xícaras de queijo parmesão 
2½ cebolas grandes picadas
1½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas
05 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal a gosto
01 maço grande de cheiro verde picadinho
01 pimenta dedo-de-moça picada


Modo de preparo da receita: Peru de Natal
Não retire o peru da embalagem, deixe-o num vasilhame para que descongele. Pegue aquele saquinho que vem com os miúdos, tire-os da embalagem e cozinhe com um temperinho básico de azeite, alho e sal a gosto. Desfie o pescoço do peru e corte os outros miúdos. Reserve.
Acomode o peru em uma assadeira grande, e amarre as asas e as coxas com barbante.Em seguida cubra tudo com papel alumínio. Pré-aqueça o forno e asse a cerca de 200ºC (fogo médio).
Retire o papel alumínio, besunte o peru de Natal a cada 20 ou 30 minutos com a manteiga ou margarina e cozinhe até o termômetro pular (leva pouco mais de 2 horas). Nunca deixe a assadeira (ou refratário) ficar seco, se achar necessário acrescente uma xícara de água aos poucos.
Frite o bacon no azeite. Junte a cebola e refogue. Acrescente as azeitonas, o queijo parmesão, ameixas, pimenta, a farinha de mandioca, cheiro-verde e sal a gosto. Nesta hora você deve acrescentar também os miúdos que havia reservado. Misture. ou use esse recheio:
Recheio de farofa:
  • 4 dentes de alho amassados
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 100 g de bacon em cubos
  • 1 cebola picada
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 cenoura ralada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 xícaras de pão seco ralado ou farinha de rosca
  • Cobertura:
  • 250 g de queijo parmesão ralado
  • 1/2 colher (sopa) de mostarda 
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara de avelãs moídas
  • 1/2 xícara de ameixa preta (seca) bem picada
  • Cerejas em calda e fios de ovos para decorar


    Depois de retirar o peru do forno, posicione-o numa bandeja (ou onde for servi-lo) e remova o barbante. Forre uma bandeja com alface crespa, coloque o peru. contorne o peru com bastante batata palha, decore a vontade, usando ameixas, pêssegos azeitonas pretas, uvas, ramos de salsa. Use a sua criatividade. Se quiser substitua a batata palha por fio de ovos.
    .Prepare o molho
    Leve a assadeira que assou o peru ao fogo, acrescente lentamente o champanhe e mexa bem raspando o fundo sempre para pegar o gostinho. Deixe ferver por alguns minutos  e passe num coador. Sirva num recipiente para acompanhar o peru de natal.
    **********************************

    Pernil Assado

             4 kg de pernil suíno 


    1 xícara(s) (chá) de suco de limão
    6 dente(s) de alho
    1/2 maço de salsinha picada(s)
     folhas de louro
    10 folhas de manjericão
    2 colheres (sopa) de alecrim
    sal e pimenta-do-reino branca
    Limpe o pernil, retirando o excesso de gordura, fure com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-o na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-o bem, por toda a carne. Deixe-o no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar de  véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar. 
    Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus. Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto, em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne. Por exemplo, no caso do pernil de 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto. Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o. 
     Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marron, regando com o caldo que fica na assadeira. Não deixe esse caldo secar totalmente, pois constitui um ótimo fundo para o molho, se quiser preparar sanduíches, ou mesmo para servir com o pernil, pois concentra nele todo o sabor da carne e temperos. Nesse caso, desengordure-o um pouco, junte meia xícara (chá) de água, ou mais, se estiver salgado, e engrosse-o com um pouco de amido de milho (2 colheres chá, ou um pouco mais).

    Acompanhamento - Farofa
    Em uma panela ou frigideira funda, refogue a lingüiça no óleo. 
    Acrescente a cebola, picada finamente e o alho picado e deixe refogar até que a cebola esteja transparente. Junte o milho verde e refogue mais uns 5 minutos, para que o milho absorva o sabor dos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto. 

    Coloque a farinha e mexa bem, até que a farinha doure. Prove e acerte os temperos. Por último, pique os ovos e a salsa, bem miúda, coloque sobre a farofa e misture, bem.
    Dicas: 
    Tempere o pernil com  limão ou vinagre de vinho branco, vinho branco seco ou até mesmo cerveja. No lugar da pimenta do reino use a pimenta calabresa. Pode também variar  as ervas. 
     Para se certificar de que o pernil está assado, introduza profundamente uma faca de ponta, na parte onde o pernil é mais largo. Se sair água com sangue, meio rosada, o pernil ainda não está assado. É muito importante que o pernil esteja totalmente assado, antes de serví-lo. 
    colocá-lo no forno a 180º, por uma hora mais 35 minutos por cada meio quilo de pernil. 
    Sirva com batatas coradas: Leve ao fogo a quantidade necessária de batatas, com casca. Retire-as quando estiverem cozidas, mas não ainda muito moles. Passe manteiga, ou a gordura que solta do pernil, e sal em cada uma delas e junte-as ao pernil, assim que descobrí-lo. Deixe-as dourar de um lado para depois virá-las. 

                                                            ************************** 

    RABANADAS
    INGREDIENTES
    3 pães franceses dormidos
    2 xícaras de chá de leite
    1/2 xícara de chá de açúcar
    1/2 lata de leite condensado
    Óleo ( quanto necessário para fritar)
    2 colheres de sopa de canela em pó
    3 ovos

     

    MODO DE PREPARO

    Corte os pães em fatias e reserve
    Coloque o leite e o leite condensado numa tigela e mexa em com uma colher
    Coloque os ovos numa outra tigela e bata com um garfo até ficar homogêneo
    Coloque o óleo numa panela média leve ao fogo alto para esquentar
    Mergulhe  as fatias de pão na tigela com leite sem deixar encharcar, em seguida mergulhe no ovo e na farinha de rosca e leve para fritar até que comecem a dourar
    Retire os pães com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente
    Se o óleo começar a ficar muito sujo, passe por uma peneira forrada com um pano limpo ou com algodão
    Polvilhe as rabanadas com o açúcar misturado com canela
    Sirva a seguir
    *******************
    O cardápio e a decoração, é especial e exclusiva. Uma boa dica é não ingerir, de forma abusiva bebidas alcoólicas para não estragar a comemoração.
    Prepare sua Ceia de Natal considerando o número de pessoas da família mais os convidados. Considere também as possibilidades e tenha uma excelente ceia.
    O peru geralmente já vem temperado. Escolha um de boa qualidade. Alguns preferem o chester, que tem uma carne mais macia. Incremente a sua Ceia. Geralmente os convidados trazem um prato. Algo especial. Alguns preferem deixar a ceia por conta de um buffet;

    CURIOSIDADES

    As tradições dos pratos variam em cada país. Na Rússia, por exemplo, evita-se a carne enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Alemanha  come-se carne de porco. Pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns. Na Austrália, onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de Natal em praias. Na Africa do Sul, outro país que comemora o Natal durante o verão, é comum fazer a ceia de Natal em mesas colocadas do lado de fora das casas. No Brasil, incorporou-se várias receitas locais como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa.

    Fontes: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceia_de_Natal
    www.allaboutprayer.org
    http://receitasdavovocristina.blogspot.com.br/2011/12/rabanadas-da-vovo.html#.UK3KG-RX3-U

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário