quarta-feira, 21 de novembro de 2012

GASTRITE E OUTRAS DOENÇAS CURADAS PELO MAMÃO PAPAYA

Foto: Fábio/CB
Além de combater a gastrite, o mamão papaia ajuda no combate ao câncer e o alto teor de papaína, também é utilizada em medicamentos para o tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas. O mamão papaya, de acordo com médicos, pode ainda aumentar a absorção dos medicamentos usados no tratamento do mal de Parkinson. Acredita-se, ainda, que a doença esteja relacionada à ação de radicais livres, e o papaia é rico em betacaroteno, um poderoso antioxidante, substância capaz de combater esses elementos. Mamão papaia: contém vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, sódio

Principais benefícios do mamão papaya

Células doentes de câncer reduzem a velocidade de crescimento quando imersas no chá da folha do mamão papaya, confirmaram os cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Os testes da pesquisa foram feitos em dez tipos de câncer diferentes, através da aplicação do chá da folha do mamão papaya, em dez culturas de células doentes, inclusive com células cancerígenas de fígado, pulmão, útero, mama, pâncreas, dentre outras. O que os cientistas observaram foi que após 24h de imersão no chá da folha do mamão papaya, a velocidade do crescimento do tumor cancerígeno, diminuiu em todos os casos.

Para identificar o mecanismo pelo qual o mamão atuava ao impedir o crescimento das culturas das células tumorais, a equipe se concentrou em uma linhagem de células de linfoma T (leucemia). Seus resultados sugerem que pelo menos um dos mecanismos utilizados pelo extrato de mamão é capaz de induzir a morte das células doentes.

Em uma análise semelhante, a equipe também analisou o efeito do extrato de mamão sobre a produção de moléculas antitumorais conhecidas como citocinas. O mamão mostrou-se responsável produzir citocinas tipo Th1, importantes na regulação do sistema imunológico.

Há esperanças da possibilidade de no futuro os cienetistas possam  extrair componentes maléficos do sistema imunológico em condições semelhantes, tais como inflamações e doença autoimune, sendo recomendado  pelos nutricionistas  o consumo do mamão papaya por ser um alimento rico em licopeno (3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo humano. O mamão maduro, apresenta maior a concentração desses nutrientes.

Antes da maturação, a casca do mamão papaya apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes de ser consumido, porque o látex possui substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive na culinária para amaciar as carnes, porém o látex tem a capacidade de quebrar as proteínas de tal forma, que reconstitui células e cicatriza feridas com eficiência. Por este motivo, a papaína está sendo indicada para tratamento de qualquer tipo de lesão de pele, porque dissolve até tumores; no caso de ingestão, usa-se o mamão maduro e não verde como se faz nos curativos.

A lesão de pele geralmente é provocada por pequenas escoriações que vão agravando, podendo transformar-se em úlceras tão perigosas que podem levar à morte porque muitos doentes não respondem ao tratamento.

Sobre o mamão papaya como medicamento para humanos, o extrato da casca do mamão papaya, já é usado para tratar de cáries, onde o dentista aplica um gel de papaína sobre as cáries dentárias, que após alguns minutos, amolecem a área doente do dente facilitando a remoção com uma simples raspagem, sem a necessidade do uso da broca do dentista.
O uso do mamão papaia como alimento e medicamento natural não deve dispensar o acompanhamento médico.

Dicas da Dra. Solange e da esteticista Ana Flor Picolo, para o uso na estética de Máscara de mamão papaia com levedo de cerveja e água de coco. Lembrando que antes de aplicar a máscara, é preciso limpar bem a pele. A oleosidade e as impurezas dificultam a penetração do produto e diminuem sua ação.

Tratamento de pelo com máscara de mamão papaia com levedo de cerveja e água de coco é indicada para todos os tipos de pele, essa máscara revitaliza, hidrata e regenera os tecidos, suavizando as linhas de expressão e equilibrando o pH, acalmando peles irritadas. O Mamão papaia: contém vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, sódio e psiootás. O Lêvedo de cerveja: contém vitaminas A, B6, C, P, B1, B2, proteínas, carboidratos e gorduras.

Máscara de Mamão papaia
Ingredientes:
1 mamão papaia pequeno
2 colheres de sopa rasas de levedo de cerveja
2 gotas de óleo essencial de lavanda ou camomila
água de coco Amasse e passe o mamão na peneira. Acrescente as duas colheres
de lêvedo de cerveja e as gotas de óleo essencial de lavanda
ou camomila. Complete com água de coco para que a mistura
fique com consistência pastosa. Aplique na face, deixe agir por
30 minutos, e retire com água mineral fria
Depois de lavar o rosto, aplique uma camada espessa e uniforme de máscara no rosto. “A pele toda deve ser coberta, tomando cuidado com a região das pálpebras”. Recomenda-se tirar as lentes de contato. 
 Fonte:
http://espacoflordocerrado.com/dicas/alimentacao/mamao-papaya-combate-ao-cancer/

Um comentário:

  1. Cecília Reis. Existe diferença entre o mamão normal e papaia?

    ResponderExcluir