quarta-feira, 1 de maio de 2013

INCONTINÊNCIA URINÁRIA E INFECÇÃO URINÁRIA - TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

Reprodução
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de pequenas, médias ou grandes quantidades de urina. Segundo pesquisas científicas a cura da incontinência urinária está relacionada diretamente ao tônus muscular do períneo.
Em caso de infecção de repetição é importante o acompanhamento de um urologista para que seja determinada a causa. As vezes ocorre que a bexiga não esvazia completamente dificultando o  tratamento. É importante que seja feita uma ultra som e os exames necessários para que o médico investigue as causas e possa ajudá-lo no processo de cura. Tome bastante líquido.
Novidades no tratamento
Veja o que diz a estagiaria em enfermagem Vanessa Rodan

..."Ha um tempo descobri um tratamento muito legal para incontinência urinária e rejuvenescimento vaginal..um laser chamado Monalisa que trata de forma minimamente invasiva esse problema que afeta muitas mulheres, que não está relacionado somente a idade, quem já teve parto normal ou não pode passar por isso, esse tratamento consiste em um aplicação de laser que ativa o colágeno da região fazendo com que a bexiga se retraia e volte a sua posição de origem, sem a necessidade de ir para centro cirúrgico, além de renovar toda a mucosa vaginal, prático, simples e sem riscos" fonte: http://vanessarodam.wordpress.com/2014/06/29/incontinencia-urinaria
A natureza pode ajudar no tratamento no tratamento da incontinência. É importante pesquisar e buscar orientação profissional.


Chá
03 folhas de louro
10 folhas de boldo
1 pedaço de casca de aroeira -5 cm
1 1/2 litros de água

Cozinhe as folhas de louro e boldo e a aroeira por cinco minutos
tampe e dez minutos depois coe. Tome 04 xícaras desse chá por dia.
Beba no mínimo 2 litros de água por dia, seus rins agradecem.


Exercícios para incontinência urinária.
Certo dia lendo artigos sobre infecção urinária vi um texto sobre exercícios para incontinência urinária em que a Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro ensinava exercicios de Kegel como forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar a função dos esfincteres, ureta e reto e explicava o exercício da seguinte forma:
"Para fazer o exercício de kegel de forma correta, identifique o músculo do períneo:
Esvazie a bexiga e tente segurar o "xixi" ao mesmo tempo, contraindo os músculos do assoalho pélvico. Agora que já sabe qual músculo contrair. Mantenha a contração deste músculo ou seja e conte até 10 e depois relaxe. 

Faça 10 exercícios seguidos, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Mas é importante que este exercício seja sempre realizado com a bexiga vazia para evitar a cistite, uma inflamação da bexiga pelo acumulo de micro-organismos em seu interior."

O objectivo deste exercício é restaurar o tônus e a força muscular do períneo e de todo o pavimento pélvico, impedindo a perda de urina ou de fezes e melhorando até mesmo o desempenho sexual.

Os exercícios de Kegel devem ser realizados no mínimo 3 vezes por dia, os resultados podem ser percebidos após 3 meses e após cerca de 1 ano dá-se a resolução completa do caso.

O fisioterapeuta especialista em uroginecologia é o mais indicado para esse tipo de tratamento. Pilates é um bom exercício

Nem todas as mulheres com incontinência urinária devem ser indicadas diretamente para a cirurgia, sendo a fisioterapia uma ciência capaz de promover a cura nestes casos.


A MÃE NATUREZA NA CURA DAS DOENÇAS
Chá de salsa para infecção urinária
Tomar o chá de salsa (Petroselinum Crispum) constitui um excelente remédio caseiro para combater a infecção urinária

Modo de preparo: 


Ingredientes: 

20g de salsa fresca picada e 

2,5L de água. 
Modo de preparo: 
Colocar os dois ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, deve-se apagar o fogo, tampar a panela e deixar esfriar. Coe e reserve. Este chá de salsa deve ser utilizado como substituto da água neste dia e bebido no mínimo de 3 em 3 horas pelo paciente. 
A salsa possui propriedades diuréticas naturais que ajudam a eliminar da bexiga qualquer organismo infeccioso e também ajuda a combater as cólicas menstruais, sendo uma planta medicinal rica em ferro. 
É importante consumir este remédio caseiro no mesmo dia do seu preparo, para que não perca suas propriedades medicinais. 
Solução natural para infecção urinária 
Uma ótima solução natural para infecção urinária é o suco de arando e maçã. 
Ingredientes 
125 ml de suco de arando não adoçado, 
60 ml de suco de maçã não adoçado e 
60 ml de água. 
Modo de preparo 

Para preparar este remédio caseiro basta colocar todos os ingredientes num copo e misturá-los bem. O indivíduo com infecção urinária deve beber 6 copos desse remédio caseiro diariamente. 
O suco de arando também tem função preventiva. Se infecção urinária é uma doença frequente na vida do indivíduo, recomenda-se tomar 2 copos desse remédio caseiro diariamente. o arando acidifica a urina diminuindo a aderências dos microorganismos nos tecidos da bexiga.

Remédio caseiro para infecção urinária 
Dr. Arthur Frasão ensina um bom remédio caseiro para complementar o tratamento médico da infecção urinária é tomar diariamente um xarope de ervas preparado com uva-ursina, equinácea e hidraste. 
Ingredientes: 
30 ml de extrato de uva-ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.) 
15 ml de extrato de equinácea (Echinacea purpurea) 
15 ml de extrato de hidraste (Hydrastis canadensis L.) 
Modo de preparo: 
Misture muito bem todos estes extratos, coloque num frasco escuro e agite bem. Dilua 1 colher de chá desse xarope num pouquinho de água morna e beba logo a seguir, 4 vezes ao dia. Totalizando 4 colheres do xarope por dia. Atenção: É contra indicado para grávidas. 
A uva-ursina é antiséptica e diurética; a equinácea tem ação antibiótica e fortalece o sistema imune e o hidraste atua como antiinflamatório sendo esta uma ótima combinação de ervas para combater as infecções do trato urinário. 
Algumas dicas são importantes para evitar o aparecimento da infecção, como beber bastante água, urinar com frequência e manter uma boa higiene pessoal. Os medicamentos naturais também ajudam no tratamento da infecção urinária. O chá de quebra-pedras    e de cabelo de milho por exemplo, é bastante eficiente para acabar com as dores causadas pela infecção. Já ensinamos aqui no Receita Natural outra receita de chá é feita com zimbro,cabelo de milho e malva-branca. Hoje falaremos sobre outra receita de chá que pode ser tomada por quem sofre com a cistite. 

Folhas de pitanga, utilizadas no chá para infecção urinária 
Você vai precisar de: 
10 folhas de pitanga 
1 litro de água 
Modo de Preparo: 
Ferva as folhas juntamente com a água por cerca de 3 minutos. Depois passe pela peneira e guarde em uma garrafa com tampa. 
Posologia 
Beber ao longo dia, em pequenas quantidades. 
Dicas: As folhas de pitanga podem ser substituídas por folhas de carambola ou de abacate.
Chá das folhas tenras de pitanga também é usado para diarréias,

Benefícios do Suco de Cranberry 

Pouco conhecido no Brasil, o cranberry (oxicoco) vem se destacando em pesquisas científicas. Esses estudos mostram que a fruta, mais comum na América do Norte, dificulta a fixação das bactérias no trato urinário. O problema é achar o cranberry no mercado brasileiro, principalmente nas cidades pequenas. Em grandes supermercados é possível encontrar o suco industrializado. 
Algumas ervas também são eficazes na prevenção da infecção urinária, como o cabelo de milho, a uva ursi, a folha de abacateiro e o alcaçuz; 

Mantenha sempre uma boa higiene da região íntima; 
Lave as mãos após usar o banheiro; 
Quando aparecerem os sintomas da infecção urinária, procure um médico urologista para tratar o problema. 

Use também:
Abacaxi, alcaçuz, chá de cabelo de milho, cranberry, chá de folha de abacateiro, melancia, melão, mirtilo, pepino, uva ursi.

4 comentários:

  1. Eu passei por isso por conta da minha gestação e do parto e tive a sorte de encontrar uma medica que me indicou um tratamento que esta começando no Brasil e não e tão caro..além de não ser um procedimento invasivo..resolveu o meu problema graças as Deus..foi feito com um laser em consultório...chama-se Laser monalisa..o resultado foi rápido, não senti dor...continuei com minhas atividades normalmente e deu muito resultado...alem de melhorar outras coisas..amei quem quiser se informa tem um site falando sobre o assunto assim e possivel encontra um profissional que te oriente bjs a todos segue o site.. http://wp.me/p4LYrJ-f

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua médica é uma ginecologista? Qual a sua cidade?

      Excluir
  2. Ola! Adorei ver sua postagem sobre a incontinência, e todos estes tratamentos naturais que recomendou são super eficazes, sou muito à favor de buscarmos formas naturais para tratamento, pois evitamos cirurgias desnecessárias e tem ótimos resultados, tento repassar para as pacientes o máximo de informação possível pois hoje vejo que a informação e muito importante para que se possa decidir a melhor forma de se tratar e minimizar erros e procedimentos desnecessários, parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Claro que devemos consultar um médico, mas devemos também ter outros cuidados. Tomar de dois a três litros de água, e usar os chazinhos caseiros. Pesquise na internet.

    ResponderExcluir