quarta-feira, 1 de maio de 2013

INCONTINÊNCIA URINÁRIA E INFECÇÃO URINÁRIA - TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

Reprodução
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de pequenas, médias ou grandes quantidades de urina. Segundo pesquisas científicas a cura da incontinência urinária está relacionada diretamente ao tônus muscular do períneo.
Em caso de infecção de repetição é importante o acompanhamento de um urologista para que seja determinada a causa. As vezes ocorre que a bexiga não esvazia completamente dificultando o  tratamento. É importante que seja feita uma ultra som e os exames necessários para que o médico investigue as causas e possa ajudá-lo no processo de cura. Tome bastante líquido.
Novidades no tratamento
Veja o que diz a estagiaria em enfermagem Vanessa Rodan

..."Ha um tempo descobri um tratamento muito legal para incontinência urinária e rejuvenescimento vaginal..um laser chamado Monalisa que trata de forma minimamente invasiva esse problema que afeta muitas mulheres, que não está relacionado somente a idade, quem já teve parto normal ou não pode passar por isso, esse tratamento consiste em um aplicação de laser que ativa o colágeno da região fazendo com que a bexiga se retraia e volte a sua posição de origem, sem a necessidade de ir para centro cirúrgico, além de renovar toda a mucosa vaginal, prático, simples e sem riscos" fonte: http://vanessarodam.wordpress.com/2014/06/29/incontinencia-urinaria
A natureza pode ajudar no tratamento no tratamento da incontinência. É importante pesquisar e buscar orientação profissional.


Chá
03 folhas de louro
10 folhas de boldo
1 pedaço de casca de aroeira -5 cm
1 1/2 litros de água

Cozinhe as folhas de louro e boldo e a aroeira por cinco minutos
tampe e dez minutos depois coe. Tome 04 xícaras desse chá por dia.
Beba no mínimo 2 litros de água por dia, seus rins agradecem.


Exercícios para incontinência urinária.
Certo dia lendo artigos sobre infecção urinária vi um texto sobre exercícios para incontinência urinária em que a Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro ensinava exercicios de Kegel como forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar a função dos esfincteres, ureta e reto e explicava o exercício da seguinte forma:
"Para fazer o exercício de kegel de forma correta, identifique o músculo do períneo:
Esvazie a bexiga e tente segurar o "xixi" ao mesmo tempo, contraindo os músculos do assoalho pélvico. Agora que já sabe qual músculo contrair. Mantenha a contração deste músculo ou seja e conte até 10 e depois relaxe. 

Faça 10 exercícios seguidos, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Mas é importante que este exercício seja sempre realizado com a bexiga vazia para evitar a cistite, uma inflamação da bexiga pelo acumulo de micro-organismos em seu interior."

O objectivo deste exercício é restaurar o tônus e a força muscular do períneo e de todo o pavimento pélvico, impedindo a perda de urina ou de fezes e melhorando até mesmo o desempenho sexual.

Os exercícios de Kegel devem ser realizados no mínimo 3 vezes por dia, os resultados podem ser percebidos após 3 meses e após cerca de 1 ano dá-se a resolução completa do caso.

O fisioterapeuta especialista em uroginecologia é o mais indicado para esse tipo de tratamento. Pilates é um bom exercício

Nem todas as mulheres com incontinência urinária devem ser indicadas diretamente para a cirurgia, sendo a fisioterapia uma ciência capaz de promover a cura nestes casos.


A MÃE NATUREZA NA CURA DAS DOENÇAS
Chá de salsa para infecção urinária
Tomar o chá de salsa (Petroselinum Crispum) constitui um excelente remédio caseiro para combater a infecção urinária

Modo de preparo: 


Ingredientes: 

20g de salsa fresca picada e 

2,5L de água. 
Modo de preparo: 
Colocar os dois ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, deve-se apagar o fogo, tampar a panela e deixar esfriar. Coe e reserve. Este chá de salsa deve ser utilizado como substituto da água neste dia e bebido no mínimo de 3 em 3 horas pelo paciente. 
A salsa possui propriedades diuréticas naturais que ajudam a eliminar da bexiga qualquer organismo infeccioso e também ajuda a combater as cólicas menstruais, sendo uma planta medicinal rica em ferro. 
É importante consumir este remédio caseiro no mesmo dia do seu preparo, para que não perca suas propriedades medicinais. 
Solução natural para infecção urinária 
Uma ótima solução natural para infecção urinária é o suco de arando e maçã. 
Ingredientes 
125 ml de suco de arando não adoçado, 
60 ml de suco de maçã não adoçado e 
60 ml de água. 
Modo de preparo 

Para preparar este remédio caseiro basta colocar todos os ingredientes num copo e misturá-los bem. O indivíduo com infecção urinária deve beber 6 copos desse remédio caseiro diariamente. 
O suco de arando também tem função preventiva. Se infecção urinária é uma doença frequente na vida do indivíduo, recomenda-se tomar 2 copos desse remédio caseiro diariamente. o arando acidifica a urina diminuindo a aderências dos microorganismos nos tecidos da bexiga.

Remédio caseiro para infecção urinária 
Dr. Arthur Frasão ensina um bom remédio caseiro para complementar o tratamento médico da infecção urinária é tomar diariamente um xarope de ervas preparado com uva-ursina, equinácea e hidraste. 
Ingredientes: 
30 ml de extrato de uva-ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.) 
15 ml de extrato de equinácea (Echinacea purpurea) 
15 ml de extrato de hidraste (Hydrastis canadensis L.) 
Modo de preparo: 
Misture muito bem todos estes extratos, coloque num frasco escuro e agite bem. Dilua 1 colher de chá desse xarope num pouquinho de água morna e beba logo a seguir, 4 vezes ao dia. Totalizando 4 colheres do xarope por dia. Atenção: É contra indicado para grávidas. 
A uva-ursina é antiséptica e diurética; a equinácea tem ação antibiótica e fortalece o sistema imune e o hidraste atua como antiinflamatório sendo esta uma ótima combinação de ervas para combater as infecções do trato urinário. 
Algumas dicas são importantes para evitar o aparecimento da infecção, como beber bastante água, urinar com frequência e manter uma boa higiene pessoal. Os medicamentos naturais também ajudam no tratamento da infecção urinária. O chá de quebra-pedras    e de cabelo de milho por exemplo, é bastante eficiente para acabar com as dores causadas pela infecção. Já ensinamos aqui no Receita Natural outra receita de chá é feita com zimbro,cabelo de milho e malva-branca. Hoje falaremos sobre outra receita de chá que pode ser tomada por quem sofre com a cistite. 

Folhas de pitanga, utilizadas no chá para infecção urinária 
Você vai precisar de: 
10 folhas de pitanga 
1 litro de água 
Modo de Preparo: 
Ferva as folhas juntamente com a água por cerca de 3 minutos. Depois passe pela peneira e guarde em uma garrafa com tampa. 
Posologia 
Beber ao longo dia, em pequenas quantidades. 
Dicas: As folhas de pitanga podem ser substituídas por folhas de carambola ou de abacate.
Chá das folhas tenras de pitanga também é usado para diarréias,

Benefícios do Suco de Cranberry 

Pouco conhecido no Brasil, o cranberry (oxicoco) vem se destacando em pesquisas científicas. Esses estudos mostram que a fruta, mais comum na América do Norte, dificulta a fixação das bactérias no trato urinário. O problema é achar o cranberry no mercado brasileiro, principalmente nas cidades pequenas. Em grandes supermercados é possível encontrar o suco industrializado. 
Algumas ervas também são eficazes na prevenção da infecção urinária, como o cabelo de milho, a uva ursi, a folha de abacateiro e o alcaçuz; 

Mantenha sempre uma boa higiene da região íntima; 
Lave as mãos após usar o banheiro; 
Quando aparecerem os sintomas da infecção urinária, procure um médico urologista para tratar o problema. 

Use também:
Abacaxi, alcaçuz, chá de cabelo de milho, cranberry, chá de folha de abacateiro, melancia, melão, mirtilo, pepino, uva ursi.

5 comentários:

  1. Eu passei por isso por conta da minha gestação e do parto e tive a sorte de encontrar uma medica que me indicou um tratamento que esta começando no Brasil e não e tão caro..além de não ser um procedimento invasivo..resolveu o meu problema graças as Deus..foi feito com um laser em consultório...chama-se Laser monalisa..o resultado foi rápido, não senti dor...continuei com minhas atividades normalmente e deu muito resultado...alem de melhorar outras coisas..amei quem quiser se informa tem um site falando sobre o assunto assim e possivel encontra um profissional que te oriente bjs a todos segue o site.. http://wp.me/p4LYrJ-f

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua médica é uma ginecologista? Qual a sua cidade?

      Excluir
    2. Muito bem Vanessa. Devemos sempre consultar um profissional. No meu caso foi receitado para mim uma medicação chamada Retemic que deu um bom resultado

      Excluir
  2. Ola! Adorei ver sua postagem sobre a incontinência, e todos estes tratamentos naturais que recomendou são super eficazes, sou muito à favor de buscarmos formas naturais para tratamento, pois evitamos cirurgias desnecessárias e tem ótimos resultados, tento repassar para as pacientes o máximo de informação possível pois hoje vejo que a informação e muito importante para que se possa decidir a melhor forma de se tratar e minimizar erros e procedimentos desnecessários, parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Claro que devemos consultar um médico, mas devemos também ter outros cuidados. Tomar de dois a três litros de água, e usar os chazinhos caseiros. Pesquise na internet.

    ResponderExcluir