domingo, 20 de janeiro de 2013

JAMBO - USO MEDICINAL, DOCES E COMPOTAS



JAMBO (Zyzygium jambolanum)
Família: Mirtaceas

No Brasil existem duas variedades de jambeiros: o jambeiro-amarelo (ou jambeiro-rosa), que é uma árvore ornamental, e o jambeiro-vermelho, que dá um fruto de casca avermelhada e polpa branca, de consistência esponjosa e sabor agradável semelhante ao da maçã.

USO MEDICINAL: As sementes são muito úteis no tratamento da diabete. Toma-se meio grama até um grama de sementes pulverizadas, duas a tres vezes ao dia, pode também tomar-se o líquido das sementes esmagadas.

A casca da árvore (dose normal) é usada na disenteria e hemorragia. O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva. Também é usado na medicina caseira, contra a dor de cabeça, catarro e tosse.

DOCE DE JAMBO

ingredientes

1 kg de jambo

1 kg de açúcar

10 cravos da Índia

modo de preparo

Lave os jambos, corte ao meio e retire o caroço e as extremidades. Coloque os jambos em uma panela e leve ao fogo com água até cobrir os mesmos. Quando estiver fervendo coloque o açúcar e deixe fervendo. Mexa de vez em quando para não pregar na panela, quando você vê que o calda esta engrossando coloque os cravinhos(cravo da índia) , deixe ferver mais um pouco e esta pronto.


DICA: Sirva com creme de leite ou cubinhos de queijo.


COMPOTA DE JAMBO
Receita de Michele Santos
Tempo de preparo 20min

10 jambos cortados ao meio sem caroço
2 xícaras de açúcar cristal
2 xícaras de água
1 cálice de licor de jabuticaba

Modo de Preparo

1. Derreta o açúcar em uma panela em fogo brando, mexendo sempre para não queimar

2. Acrescente a água, dissolva e coloque os jambos

3. Deixe cozinhar por 10 minutos com a panela tampada e fogo baixo

4. Acrescente por último o licor

5. Eu gosto com casca, mas se preferir, pode descascar o jambo antes

Fonte: http://www.midiaville.com.br/poder_das_frutas/detalhe.php?titulo=jambo&id=127

Um comentário:

  1. Adorei as receitas,eu nunca tinha comido,esta fruta,meu esposo trouse ontem,eu não sabia nada da fruta ,fiquei atè meia resonhosa de comela.ai eu fui pesquisar na internete.achei enteresante as proteinas e vitaminas que essa fruta tem.Fiquei muito feliz ,pois essa fruta tem todas proteinas e vitaminas que os meus filhos prescisa.Ja fiz hoje um doce, jà separei os caroços,e vou procura_la ultilizar das melhores forma possivel obrigado pelas informaçães bjs.

    ResponderExcluir