domingo, 3 de fevereiro de 2013

GEOGRAFIA E MERCADO DE TRABALHO

Geografia é a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. As informações são colhidas através de satélites e radares. É através deles que os fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea são detectados. A importância dos satélites é fundamental na confecção de mapas.

O geógrafo é um profissional especializado no estudo do solo,  relevo, clima, e distribuição das águas e na vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Cabe também ao geógrafo a elaboração de  planos diretores de municípios e diagnosticar medidas capazes de reduzir o impacto ambiental em regiões devastadas, poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras.

PERFIL DO PROFISSIONAL


“O curso de Licenciatura em Geografia forma indivíduos capazes de desenvolver esses estudos, tornando-os mais críticos acerca das grandes transformações pelas quais passa a sociedade contemporânea. Além da formação, o curso objetiva a melhoria do ensino de Geografia, mediante a formação de indivíduos capazes de tomar decisões diante das mais variadas situações que o exercício do magistério implica, embasados num conteúdo teórico sólido e interdisciplinar, juntamente com estágios em escolas”.
Leia mais em: http://www.claretiano.edu.br/cursos/graduacao/109/geografia

Mercado de Trabalho

Grande parte dos geógrafos com licenciatura são absorvidos por escolas de Ensino Fundamental e Médio. Há carência de geógrafos principalmente na região Norte, observação esta, feita pela professora Márcia Aparecida da Silva Pimentel, diretora da Faculdade de Geografia da UFPA. A procura por bacharéis parte, principalmente, de prefeituras, órgãos públicos e empresas de consultoria, que elaboram relatórios de impacto ambiental exigidos por lei em projetos de grande porte.

MERCADO DE TRABALHO

Mercado de levantamento cartográfico.

Empresas de engenharia e multinacionais dos setores de mineração e petróleo e em usinas de álcool.

ONGs e centros de pesquisa que exercem atividades no campo da preservação ambiental, habitação popular e questões agrárias
Indústrias.que.trabalham.com.gestão.ambiental. Editoras que publicam livros didáticos e para formação de professores e revistas da área procuram o bacharel para trabalhar como consultor e revisor.técnico.
As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de vagas e os melhores salários. Nas  regiões Norte e Nordeste, há demanda por projetos e estudos sobre extrativismo e meio ambiente", afirma a professora da UFPA.

Um comentário:

  1. "O abominável conluio entre a bandidagem e os poderes republicanos consagra a soltura indiscriminada de criminosos, resultando para a sociedade do bem a instituição da prisão domiciliar e a própria pena de morte, configurada nos inúmeros homicídios praticados, sob o nefasto descontrole dos inoperantes poderes constitucionais".Elói Rodrigues.

    Concordo com a Senhora.

    Um abraço.

    ResponderExcluir