quarta-feira, 14 de março de 2012

AKIRA YOSHIZAWA - CRIADOR DO ORIGAMI

Reprodução

MESTRE DO ORIGAMI É HOMENAGEADO COM O DOODLE NA PAGINA INICIAL
 DO GOOGLE. SE ESTIVESSE VIVO ESTARIA COMPLETANDO 101 ANOS.
foto: Peter Engel / Wikimedia
 Akira Yoshizanava nasceu em Kaminokawa, no Japão em 14 de março de 1911, em . Aprendeu a fazer origamis em sua infância tendo começado a trabalhar aos 13 anos, numa fábrica em Tóquio. Aos 20 anos, quando foi promovido de operário de fábrica a relator de parecer técnico. Seu novo trabalho era ensinar geometria aos funcionários e aproveitou para por m prática a sua paixão passando a usar a tradicional arte do origami para compreender e comunicar problemas geométricos.
Em 1937, aos 26 anos, ele saiu da fábrica onde trabalhava para se dedicar aos origami a tempo inteiro. Nos 20 anos seguintes viveu na pobreza total, ganhando a vida de porta-a-porta com tsukudani (um condimento japonês, que é geralmente feito de algas). Apesar disso, o seu trabalho origami foi suficientemente criativo para ser incluído no livro de 1944, Origami Shuko, por Isao Honda.
Um dos trabalhos significantes na carreira profissional  de Akira foi um conjunto de 12 signos do zodíaco encomendado por uma revista em 1954. Nesse mesmo ano, foi publicada a sua primeira monografia Atarashi Origami Geijutsu onde ele estabeleceu o sistema Yoshizawa-Rendlett de notação para dobras do origami, que se tornou o padrão para a maioria dos dobradores. 
com a publicação deste livro, Yoshizawa conseguiu sair da pobreza. Foi seguido de perto pelo fundador do Centro Internacional de Origami em Tóquio, em 1954, quando estava com 43.

Reprodução-banco de dados Origami
Felix Tikotim, arquiteto holandês, organizou a sua primeira exposição no exterior em 1955, tendo Yoshizawa emprestado muitos de seus próprios modelos de origami para outras exposições em todo o mundo. Ele nunca quis vender as suas figuras de origami, mas sim doá-las como presentes para as pessoas, e deixou que outros grupos e organizações as pedissem emprestadas para a exposição.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário