terça-feira, 15 de novembro de 2011

SERRA DA BARRIGA E O QUILOMBO DOS PALMARES - HISTORIA DOS QUILOMBOS


História dos quilombos

A historia dos quilombos é marcada de dor e sofrimento, a saudade da terra natal, mas sobretudo, pelo ideal de liberdade Os quilombos fazem parte da historia do Brasil e é alvo de estudos de vários antropólogos e estudiosos, entre eles a antropóloga Daniela Carolina Perutti, da Universidade de São Paulo. Ela define os quilombos como organizações de resistência e luta contra uma sociedade escravocrata. Por isto traziam uma proposta uma organização social mais justa.

Também existiam quilombos nas periferias de áreas urbanas das Grandes cidade, como Pernambuco, Salvador, Bahia e Rio de Janeiro

CREDITO: BANCO DE IMAGENS/MDB

A Fundação Palmares é um órgão ligado ao Ministério da Cultura e visa promover e valorizar a cultura afro-brasileira. Estima-se que existe mais de 3000 áreas de remanescentes de quilombos. O Governo reconhece oficialmente 500 áreas O quilombo dos Palmares era o mais importante e é considerado símbolo de luta pela liberdade, tendo entrado para a história como o maior símbolo de luta pela liberdade dos povos da África e seus descendentes.

As primeiras referências à Palmares foram registradas em 1580. O Quilombo dos Palmares incrustado na região da Serra da Barriga, ocupava uma grande área coberta de palmeiras entre o Cabo de Santo Agostinho e o Rio São Francisco. Escravos que fugiam de Pernambuco e da Bahia se refugiavam lá. Palmares durou mais de um século
A maioria dos quilombolas não conhece realmente sua identidade afro-brasileira. Muitos não sabem que existem outras comunidades com as mesmas origens, vivendo situações semelhantes.
O quilombo dos Palmares foi implantado na localidade denominada Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. Naquela época a  região pertencia a Capitania de Pernambuco. E com a Emancipação política de Alagoas,  o quilombo passou a pertencer.a Alagoas, O quilombo resistiu por mais de um século. O seu mito alçou-o à categoria de moderno símbolo brasileiro da resistência africana ao regime de escravidão ainda que, paradoxalmente, tenha-se conhecimento do uso de escravos em muitos quilombos.

No dia 20 de novembro União dos Palmares prepara-se para receber milhares de Turistas, que chegam de todos os lugares para conhecer a história e luta de Zumbi.


http://youtu.be/Lb7V4C3J2nQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário