quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FAVELA DA ROCINHA - OCUPAÇÃO TRAZ ESPERANÇA PARA A COMUNIDADE

A ocupação da Favela da Rocinha sempre foi um grande desafio para as autoridade civis e militares. A região eivada de criminosos incluindo os traficantes de drogas e armas, onde imperava o terror e a Lei do silêncio. O desafio começa a ser superado com a ocupação de tropas militares no local. A iniciativa já devia ter sido tomada há muito tempo. A prisão de Nem da Rocinha representa uma demonstração de força do Estado. Ninguém está acima da Lei, mesmo que supostamente seja detentor de um poder amparado por uma facção criminosa. As armas obtidas é apenas uma parte do arsenal. Mas com certeza é um bom começo, para conter o avanço da criminalidade.


nem-prisao_bigthumb278.jpg

A prisão do Nem, foi uma demonstração de coragem e de profissionalismo dos policiais envolvidos na missão. Não fosse a determinação de policiais abnegados, certamente a missão não teria o efeito almejado.

Parabéns Rio de Janeiro. Parabéns às autoridades constituídas e aos policiais pelo brilhante serviço prestado as comunidades reféns do tráfico de drogas e dos criminosos que afrontavam a sociedade.
Parabéns especialmente aos policiais que não se encantaram pelo dinheiro maldito, oriudo do tráfico e cumpriram a sua missão com dignidade.
Atenta aos acontecimentos referentes a ocupação dessa área problemática, assistí depoimentos de crianças entre sete e12 anos, e ouvi a pergunta do jornalista dirigida àquelas crianças: "O que você quer ser quando crescer?" e diante da pregunta fiquei atenta às respostas e a mais importante, e mais coerente foi aquela proferida por um garoto, que eu acho devia ter uns nove anos: "EU QUERO SER ADULTO". E para mim foi a resposta mais acertada, porque ele precisava chegar a idade adulta para almejar todas as coisas que os colegas desejavam.
Para ser médico, jogador, professor, ou qualquer outro profissional, o indivíduo tem que chegar a idade adulta e a criminalidade não deixa que crianças e adolescentes cheguem a idade adulta, uma vez que esses jovens são assassinados durante a sua adolescência, ou são destrídos na sua essência pelo uso continuado de drogas.
Parabéns às autoridades pela iniciativa e pelo sucesso na operação. Mas isto é só o começo. O trabalho deve continuar firme para que a esperança impulsione essa juventude que está sendo resgatada.
"... a comunidade, que vivia sob o domínio de traficantes há mais de 40 anos, era considerada o maior desafio para a política de instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Estado do Rio, devido ao poder de fogo e tamanho da quadrilha, que segundo a polícia contava com mais de 200 homens. A ocupação da Rocinha transcorreu sem incidentes, assim como aconteceu nas favelas vizinhas do Vidigal e da Chácara do Céu. Mais de três mil homens das Forças de Segurança do Estado, com auxílio de blindados da Marinha, invadiram a Rocinha às 4h10m. Às sete e meia, o secretário de segurança José Mariano Beltrame anunciou que a favela havia sido retomada com sucesso. “Mais importante do que apreender armas, drogas e prender pessoas, foi devolver o território e a dignidade para essas pessoas.."
Fonte:
http://www.istoe.com.br/reportagens/176548_AUTORIDADES+OCUPAM+A+FAVELA+DA+ROCINHA+NO+RIO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Nenhum comentário:

Postar um comentário