sábado, 12 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Zumbi dos Palmares - Edson Gomes
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, poderá passar a ser comemorado como feriado nacional. A data já reconhecida e celebrada como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). O dia 20 de novembro foi escolhido por ter sido a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.
O Brasil tem uma dívida imensurável com os povos africanos, os quais eram capturados e escravizados. Os negros foram importantes para o nosso desenvolvimento e cultural. A miscigenação de nosso povo se deve a mistura de raças entre brancos indios e negros.
Já está tramitando um projeto  (PLS 520/03) de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que trata sobre a data alusiva ao dia nacional da consciência Negra. Na justificação da matéria, Serys argumenta que sua proposta visa criar uma oportunidade para a reflexão sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.
Importância de Zumbi para a História de Alagoas e do Brasil
Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão.
Zumbi representa para o Brasil, um dos grandes líderes de nossa história, simbololizando a resistência e luta contra a todas as formas de injustiças sociais que afligia os negros. Arrancados de sua terra e escravizados. Sua luta também compreendia a liberdade de culto, religião defendia a prática da cultura africana no Brasil Colônial. Para comemorar a sua morte foi instituído o Dia da Consciência Negra, que é comemorado em todo o Brasil, no dia 20 de novembro.
 
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655 e mesmo tendo nascido livre foi capturado ainda criança e entregue a um padre católico e recebeu o batismo de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Aos 15 anos de idade, Zumbi voltou para viver no quilombo onde os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
O Quilombo dos Palmares era uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas e estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares, em Alagoas tendo alcançado uma população de aproximadamente trinta mil habitantes.
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses e Zumbi ajuda na defesa destacando-se como um grande guerreiro. Após uma batalha sangrenta, os soldados portugueses recuaram e foram para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, ocasião em que Zumbi coloca-se contra o acordo proposto, porque não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuassem na condição de escravos.
Zumbi torna-se líder do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos de idade, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi, além da coragem, mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de demonstrar experiência e conhecimentos militares.
A trajetória de Zumbi é encerrada em 1604, quando o bandeirante Domingos Jorge Velho e o capitão-mor Bernardo Vieira de Melo promovem um grande ataque ao Quilombo dos Palmares e a sede do Quilombo é totalmente destruída. Mesmo ferido, Zumbi consegue fugir, mas é traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante
Relato de Fernado Correia da Silva
"...Vejo que em 1695, no caminho de Penedo a Recife, é preso um velho quilombola. Prometem-lhe a vida se apontar o esconderijo de Zumbi. E ele aponta. O bandeirante André Furtado de Mendonça é quem comanda o cerco, vence, prende e degola Zumbi dos Palmares. É o dia 20 de Novembro de 1695. O bandeirante leva a cabeça para Recife, repicam os sinos, dia feriado, ação de graças".
Termina assim a trajetória do negro mais famoso do Brasil, ZUMBI DOS PALMARES.

GRAÇAS A PRINCESA ISABEL OS NEGROS CONSEGUIRAM A TÃO SONHADA LIBERDADE

YOU TUBE É CULTURA. ENCONTRE VÍDEOS INCRÍVEIS SOBRE A HISTÓRIA  DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário