sábado, 29 de outubro de 2011

HALLOWEEN - O DIA DAS BRUXAS - SIMBOLOGIA - TRICK-OR-TREAT - TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS?

Imagem publicada pelo Google
O Halloween é um evento tradicional e cultural que ocorre em vários países  anglosaxônicos predominantemente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Sua origem é atribuida às celebrações dos povos antigos. Segundo alguns escritos sua origem remonta dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Gran Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C originalmente não tinha nenhuma relação com as bruxas. Fazia parte de um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Sanhaim, (Fim do Verão) e era celebrado entre 30 de outubro e 02 de novembro. Há divergências a respeito de sua origem e há uma mistura de culturas.
O Sanhaim tem origem pagã, e objetivava o culto aos mortos. Essa cultura acabou sendo mesclada em decorrência da invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos.
As festividades do Sanhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno).. Era a "festa dos mortos", uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.  Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

Há controvérias. Para alguns aIgreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve. O Papa Gregório IV,ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como era uma festa grande,  também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).
S I M B O L O G I A   D O    H A L L O E E N
O halloween é cercado de lendas e mitos.
As BRUXAS têm papel importantíssimo no halloween. Segundo várias lendas, as bruxas re reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: 30 de abril e 31 de outubro. Eram chefiadas pelo Diabo e chegavam em vassouras voadoras e jogavam feitiços nas pessoas. Há quem diga que para encontrar uma bruxa era preciso colocar as suas roupas pelo avesso e andar de costas durante a noite de Halloeen. Então a meia noite encontrará uma bruxa.
A crença das bruxas chegou com os colonizadores e se misturou com as histórias dos indígenas e depois com as crenças dos escravos que professavam a magia negra.
O GATO PRETO está associado às bruxas. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram espíritos dos mortos, daí as superstições criadas em torno do animal. O gato preto simboliza a capacidade de meditação e recolhimento espiritual, auto confiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.
A ABÓBORA simboliza a fertilidade e a sabedoria
A VELA indica os caminhos para os espíritos de outro plano astral
O CALDEIRÃO fazia parte da cultura - como manda a tradição. Dentro deles os convidados deveriam atirar moedas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A VASSOURA simboliza o poder feminino, que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia de transporte das bruxas.
As MOEDAS devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Os BILHETES devem ser icinerados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente, pois se elevarão através da fumaça.
A ARANHA simboliza do destino e o fio que tecem suas teias, o meio suporte para seguir em frente.
O MORCEGO simboliza a clarividência, sem necessidade de visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e semsibilidade.
O SAPO simboliza o poder da sabedoria feminina, lunar  e atributo dos mortos e da magia feminina.
S  I  M  B  O  L  O  G  I  A     D A S    C O R E  S
LARANJA - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
PRETO - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
ROXO - cor da magia ritualística

TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS? - TRICK-OR-TREAT
Essa brincadeira de DOCES OU TRAVESSURAS, é originária de um costume europeu (Sec IX) "souling" que significa "almejar". No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam às vilas pedindo "soul cakes"  que significa "bolos de alma" que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Cada bolo, o ganhador deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Para eles as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-nas a ir para o céu.
Abóboras e velas, estão associados a lenda de Jack da Lanterna e está ligada ao folclore irlândês. Conta-se que JACK era um alcóolatra grosseiro, que em 31 de outubro havia bebido excessivamente e o diabo resolveu levar sua alma. Desesperado, implorou por mais um copo de bebida e o diabo concede. Sem dinheiro, pediu que o diabo se transformasse em uma moeda tendo ele concordado. Ao ver a moeda na mesa Jack guardou-a na carteira que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado o diabo implora para sair e Jack propõe um trato. Em troca da liberdade, Jack ficaria na terra por mais um ano e o diabo concordou e Jack feliz da vida resolveu mudar seu modo de agir, passando a tratar bem sua mulher e filhos e até mesmo fazer caridade. Todavia, no ano seguinte, estava indo para casa, quando o diabo apareceu e Jack convence ao diabo a pegar uma maça  de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho JACK pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco, então o diabo promete desaparecer por mais dez anos. Sem aceitar a proposta Jack ordenou que  nunca mais o aborrecesse. O diabo aceitou a proposta e foi libertado. Um ano mais tarde Jack morre e sua entrada foi negada no céu. Sem alternativa foi para o inferno. O diabo desconfiado e se sentindo humilhado também não permitiu a sua entrada, mas com pena da alma perdida, jogou uma brasa para que Jack pudesse iluminar o seu caminho pelo limbo.
Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack". Quando os imigrantes vieram para a América acharam que as abóboras eram mais abundantes que os nabos. Então, Jack da Lanterna, na América passou a ser uma abóbora iluminada com uma vela.
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário