sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ORIGEM DO DIA DOS PAIS - FATHER'S DAY

                                                        
     VÍDEO - YOU TUBE
Existem várias versões sobre o Dia dos Pais, mas, através de pesquisa realizada em um importante enciclopédia virtual, (http://pt.wikipedia.org/) verificamos que o dia consagrado aos pais tem origem na antiga Babilônia há mais de quatro mil anos. Quando um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão, onde ele desejava sorte e saúde ao seu pai. Esta é a primeira referência sobre esta valorização da figura paterna.
Nos Estados Unidos a data foi criada através da Jovem Sonora Loise em 1909 para homenagear o seu próprio pai, o veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, e também para expressar a admiração que sentia por seu genitor. Segundo alguns relatos, a mãe de Sonora havia morrido de parto, ao dar a luz, o seu sexto filho, e seu pai, havia assumido sozinho, a tutela dos filhos, o que gerou o respeito da filha. Há quem afirme que Sonora era filha de Willian Jackson Smart.
O interesse pela data começou em Spokane e se difundiu para o estado de Washington, tornando-se uma festa nacional. Em 1972, o Dia dos pais foi oficializado através do presidente americano Richard Nixon.
A comemoração do Dia dos Pais nos Estados Unidos passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho tendo outros países como a Africa do Sul, a Argentina, o Canadá, o Chile, a Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Paraguai, Peru, Reino Unido Turquia e Venezuela, passado a adotar a mesma data para comemorar este evento. O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares para comemorar este tão importante evento No Brasil, a criação da data alusiva a comemoração do Dia dos Pais foi atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 1950 e foi festejada pela primeira vez, no dia de São Joaquim, santo patriarca da família em 14 de agosto de 1953. Neste dia, segundo a tradição religiosa da igreja católica, também se comemora o dia do padrinho. Depois a data passou a ser comemorada no segundo domingo de Agosto por motivos comerciais. Na Africa do Sul a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Em Portugal, Bélgica, Itália e Espanha, Cabo Verde, Andorra e Listenstaine, o Dia dos Pais é comemorado no dia 19 de março, dia de São José. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração. Surgiu porque é comercialmente interessante.
Na Grécia, essa comemoração é recente e se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho. Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique. Na Austrália a data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade e na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Na realidade tanto o dia das Mães, quanto o dia dos Pais, embora tenham cunho comercial. Também tem a finalidade de fortalecer os laços familiares, com demonstrações de carinho e afeto, que podem ser representados tanto com a oferta de presentes, quanto com um simples gesto de amor e respeito aos pais
PAÍSES QUE COMEMORAM EM OUTRAS DATAS
Áustria: segundo domingo de Junho, Austrália: o primeiro domingo em Setembro, Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular"),Bulgária: 20 de Junho. Dinamarca: 5 de Junho, República Dominicana: último domingo de Junho, Coréia do Sul: 8 de maio, Lituânia: o primeiro domingo de Junho, Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro, Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro, Polônia: 23 de Junho, Rússia: 23 de Fevereiro, Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej, Taiwan: 8 de Agosto
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário