sábado, 20 de março de 2010

REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA - RETRATO FALADO

Para entender o ´que é a representação facial humana, vamos conhecer o precursor do RETRATO FALADO
ALPHONSE BERTILLON ( considerado o pai do Retrato Falado)
= Precursor da Identificação Humana; Criou vários métodos de Identificação; Sistema Antropométrico; Trabalhava na Prefeitura de Polícia em Paris - setor de arquivamento; Organizou o arquivo de forma que as fichas criminais passaram a ser arquivadas levando-se em consideração as características físicas e não apenas o nome do preso.

ASSINALAMENTO DESCRITIVO ( 1ª idéia de Retrato Falado)
Não havia uma figura representativa da imagem do criminoso apenas palavras caracterizando-o;
Sistema era puramente descritivo, daí a denominação RETRATO FALADO;
As pessoas eram procuradas por suas características físicas uma vez que a coleta de digitais não era feita na época;
Aproveitou o assinalamento descritivo ampliando-o com maiores informações acerca do indivíduo criminoso;
Acrescentou às fichas criminais as medidas ósseas dos presos que são únicas;
Organizou o arquivo para a nova busca pelas medidas;
1882 -Experimentalmente adotado (Paris);
O sistema de Bertillon foi adotado no Brasil em 1894.

SISTEMA ANTROPOMÉTRICO
A identificação de criminosos era feita através das anotações de suas características e das medições de partes do corpo.
Embora algumas agências tenham continuado a usar o sistema de Bertillon até os anos trinta, a impressão digital era obviamente o sistema de identificação do futuro.

QUESTIONAMENTOS SOBRE O RETRATO FALADO

A questão da identificação, seja civil, seja criminal Desde os tempos de longa memória doi uma preocupação para o homem.
Em um dos documentos mais antigos da Humanidade, a Bíblia, Livro que influenciou decisivamente a civilização judaico-cristã, já encontramos tal tipo de preocupação, como podemos observar no livro de Gênesis, no episódio envolvendo o primeiro homicídio, esta questão já é colocada.

“...E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra e da tua face me esconderei e serei fugitivo e vagabundo na terra e será todo aquele que me achar me matará.
O Senhor porém disse-lhe: Portanto qualquer que matar Caim, sete vezes será castigado. E pos o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse...”. (Bíblia Sagrada – Tradução: João Ferreira de Almeida – Sociedade Bíblica do Brasil).

O QUE REPRESENTA O RETRATO FALADO PARA A INVESTIGAÇÃO?

- O retrato falado é uma umportante ferramenta utilizada na elucidação de crimes, identificação de criminosos, eliminação de suspeitos que não estão relacionados ao crime, busca de foragidos, de pessoas desaparecidas, através de diversas técnicas, inclusive a técnica de envelhecimento.
O retrato falado é utilizado quando não se possui outra forma eficaz de identificação, recorrendo-se, para isso, a pessoas que tenham visto o indivíduo que se quer identificar. O propósito completo e único do Retrato Falado é assegurar uma boa semelhança com a pessoa descrita, fazendo com que quaisquer outras que não se pareçam com ela possam ser imediatamente eliminadas como suspeitas, reduzindo-se assim o universo de escolhas para um pequeno grupo de indivíduos.


O QUE É A REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA?

Retrato falado (Representação Facial Humana) é a representação de uma pessoa, por meio do trabalho de um desenhista, da utilização de artifícios técnicos, como kits específicos para o desenvolvimento de RFH, softweres ou da combinação de todos esses método. Para isso temos que contar com a descrição dos caracteres físicos e específicos da pessoa procurada, que é obtida através da vítima ou da testemunha que estava no local do crime.
Logicamente, o processo de Retrato Falado sofreu várias mudanças até a modernidade, mas indiscutivelmente deve-se ao sistema de Bertillon a base de todos os métodos


O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA O RETRATO FALADO?

– A entrevista é a dfase mais importante para a elaboração do Retrato Falado, sendo o primeiro passo para a sua confecção. O entrevistador deverá obter da testemunha uma descrição mais exata possível. O entrevistador deve ganhar a confiança do entrevistado mostrando que é capaz de chegar a um resultado positivo através das informaçoes obtidas através do entrevistado. O entrevistador tem que levar em conta o estado emocional do entrevistado, uma vez que traído pelas emoções, poderá levar o profissional que está travalhando no retrato falado a um resultado diferente do esperado.

QUAL É A GARANTIA DA EXATIDÃO DO RETRATO FALADO NA INVESTIGAÇÃO?

R - Como vimos na resposta anterior o Retrato Falado não constitui uma reprodução fotográfica autêntica de uma pessoa e sim o conjunto de caracteres fornecidos pelo entrevistado devendo ser suficientes à assegurar uma boa semelhança com a pessoa descrita, reduzindo-se o universo de suspeitos.

O QUE ACONTECE QUANDO OS DADOS SÃO INSUFICIENTES?

R - Pode acontecer problemas que dificultem a elaboeração do Retrato Falado, tais como: a insuficiência de dados; a existência de sósias; o uso de bonés, capacetes, óculos ou disfarces: a dificuldade apresentada pela vítima ou testemunham tendo em vista o seu estado emocional,as condições em que a vítima visualizou o crime (chuva, pouca luminosidade no local do evento, ou outros fatores que contribuiram para impossibilitar a descrição do suspeito. Nesse caso este meio de prova é ineficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário