sábado, 22 de abril de 2017

TIRADENTES, O MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA

Foto: google.com.br/search?q=fotos+de+Tiradentes+-martir+da+independencia&tbm

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nasceu em 12 de novembro de 1746, Ritápolis, Minas Gerais

Faleceu 21 de abril de 1792, Mártir da Inconfidência Mineira; independência do Brasil Colônia do Império Português
Tiradentes fazia parte da vida política e aristocrática de Minas Gerais. Era bem relacionado com a elite local, compartilhando de suas insatisfações com a coroa portuguesa. Possuía grande habilidade de comunicação, o que o tornava um líder nato frente a seus pares. 

No dia consagrado a Joaquim José da Silva Xavier é também comemorado o dia das polícias, Civil e Militar. Em todo o Brasil reverencia-se Tiradentes e todo brasileiro deve conhecer a sua história.
Nascido em 1746, perto da Vila de São José (atualmente Tiradentes), Joaquim José da Silva Xavier seria um dos grande ícones das lutas por libertação no Brasil. Criado em Vila Rica – hoje chamada de Ouro Preto – ele desenvolveu uma série de atividades profissionais, entre as quais a de dentista – que garantiu seu apelido.                                                                               
A Derrama era um método de cobrança do imposto sobre o ouro extraído em Minas Gerais. A coroa portuguesa acreditava que a arrecadação de um quinto das extrações não ocorria, em função da sonegação, e a Derrama era uma maneira de intensificar a cobrança.

O Quinto era um direito cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e sua forma de cobrança variou conforme a época e as regiões. Uma das mais conhecidas formas ocorria mediante a obtenção de "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição.

A reserva do quinto pela Coroa portuguesa era feita desde as primeiras doações das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534. Mesmo antes do descobrimento de minas de ouro no Brasil, as "Ordenações do Reino" estabeleciam como direitos reais, entre outros, as minas de ouro e prata ou qualquer outro metal.
No passado a revolta que causou a morte trágica de Tiradentes teve origem na cobrança de um quinto das nossas riquezas, o que corresponde a 20%, Atualmente o Brasil é o país que mais cobra impostos no mundo. Que vergonha.
Cópia da carta denúncia do traidor Joaquim Silvério dos Reis o qual teve como prêmio o perdão de suas dívidas
                      Tiradentes e Joaquim Silvério dos Reis
carta denúncia de Joaquim Silverio dos Reis
http://voupassar.club/tiradentes-e-inconfidencia-mineira/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinto_do_ouro
https://www.google.com.br/search?q=tiradentes&oq=Tiradentes&aqs=chrome.0.69i59j0l5.5303j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário