Foto: Claudemir
A Emenda Constitucional Nº 39/2014 que trata da Carreira Jurídica do delegado foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 10/04/2014.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), recebeu no dia 8 de abril em seu gabinete, um grupo de delegados liderado pelo presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil) Antônio Carlos Lessa, que veio solicitar à presidência do Legislativo a promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria a carreira jurídica para os delegados da Polícia Civil. A matéria, de autoria do deputado Edval Gaia Filho (PSDB), foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa em fevereiro último, porém o Executivo perdeu o prazo constitucional para sanção. A Proposta foi promulgada pelo Legislativo, conforme prevê o artigo 89 da Constituição Estadual.De acordo com o relator do projeto, deputado Edival Gaia ( PSDB), a Lei Federal 12.830, que foi aprovada ano passado, reconhece as atividades policiais como carreira jurídica.
A PEC acrescenta o parágrafo único ao artigo 257 da Constituição alagoana, que passa a vigorar com o seguinte texto: “o cargo de delegado de Polícia Civil, privativo de bacharel em direito, integra para todos os fins e direitos às carreiras jurídicas do Estado, e as funções serão exercidas com privacidade pelos delegados de polícia de carreira”. “A Mesa já assinou e já determinou a promulgação desta PEC, que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 10 de abril.

"A Assembléia fez com que a nossa categoria, que fosse reconhecida a nível nacional. E isso nos deixou profundamente agradecidos. Hoje nos sentimos mais fortes e valorizados para combatermos a criminalidade que assola o estado de Alagoas,” afirmou o presidente da ADEPOL/AL.
Fonte: ADEPOL/AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário