segunda-feira, 12 de agosto de 2013

REMÉDIOS CASEIROS

A CURA PELA NATUREZA

Desde os tempos mais remotos o homem tem buscado o conhecimento das propriedades curativas e desde esses tempos as plantas eram usadas como forma de curar as doenças, uma vez que não existiam os recursos atuais.

Os romanos, por exemplo, sabiam que o alho proporcionava força e resistência para os trabalhos pesados e para combater a tosse, a rouquidão, os catarros, etc., é apropriado ferver juntos o leite, o alho e a cebola, e depois acrescentar-lhe bastante mel. o alho também é usado por hipertensos e para emagrecer.

A cebola é usada amplamente como remédio para combater o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as supurações, as úlceras e inflamações de qualquer espécie, as enfermidades da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins. Aquele que, na juventude, deseja um desenvolvimento normal e forte do corpo e dos ossos, e uma inteligência viva, não deve esquecer-se de comer muita cebola nas refeições.

Foto: mundo das tribos.com
A abóbora, além de outras propriedades curativas, é o melhor remédio para a hidropisia e um excelente anti-anêmico. No caso de hidropisia, deve-se comer a abóbora crua e em abundância, em lugar do pão, ou preparada como salada, cortada em fatias finas e temperadas com um pouco de suco de limão, em vez de sal. Depois de dois ou três dias quase sempre se apresenta um grande aumento na expulsão de água. Continua-se com este tratamento durante algum tempo, até conseguir o êxito desejado. A abóbora possui vitaminas A, B, C, sais minerais: ferro, cálcio, silicatos, fósforo, magnésio e cloro. Tanto a abóbora como a abobrinha têm propriedades calmantes, diuréticas, refrescantes, emolientes, depurativas e fortificantes. Por isso, servem para combater as enfermidades dos rins, do fígado, da bexiga, dos intestinos, do estômago, dos pulmões, do baço, da vesícula, do coração e do sangue; também são eficazes em casos de reumatismo, gota, febre interna, icterícia, erupções da pele, úlceras, furúnculos, hemorróidas, tumores, etc. 

Foto: Planeta do bem.blogspot.com
Os povos antigos que consideravam o abacate como um alimento básico, e os mais sadios e fortes, ficando livres de muitas doenças que na atualidade atacam diariamente as nações civilizadas. O abacate contém as vitaminas A, B e C, e muitos sais minerais. A manteiga do abacate usada no pão é muito gostosa e nutritiva. O óleo desta fruta cura artrite e a gota; ademais, serve para friccionar o couro cabeludo, evitando assim a queda dos cabelos e as caspa, pois estimula o crescimento do cabelo. A semente do abacate, torrada e moída, emprega-se nos casos de retenção da urina, leucorréia (flores brancas) e desinteria. Para esta finalidade, duas colherinhas de pó da semente do abacate se dissolvem numa xícara de água quente e toma-se em seguida. Nas inflamações dos dedos, esse pó se aplica como cataplasma. O chá das folhas do abacateiro é um excelente remédio, para resfriados, catarros, cansaço, dores de cabeça, debilidade do estômago, rouquidão, tosse, doenças dos rins e dos brônquios, etc. Mastigar as folhas frescas da árvore serve para curar as afecções da boca e das gengivas, combater a cárie e fortificar a dentadura.

Ritos de Angola - Herbanário
Mastruz, poderoso anti-helmíntico, tônico, estimulante, aromático e emenagogo. Indicado nas moléstias das vias respiratórias, bronquites, asmas, catarros crônicos do pulmão, laringites.  O óleo essencial, também conhecido como o nome de essência de quenopódio ou de mastruço é largamente empregado no combate à verminose. A sua ação se faz sentir nos parasitas do intestino em geral, principalmente para as ascárides, nemátodas e oxiúros. O suco da planta pisada é, em algumas localidade usada como vermífugo, porém o óleo é sempre preferível, já pelo volume mínino a empregar, por sua ação muito mais enérgica. A planta pode provocar efeitos colaterais como irritação nos rins, vômitos, convulsões, náuseas e até coma. O uso cautelar do sumo com leite, é fortificante dos pulmões, combate a gripe. Triturada, esta erva pode ser usada em contusões e fraturas com bom resultado. O uso desta planta é eficaz nas infecções pulmonares, nas hemorroidas varizes, angina, nas hemorragias internas, ótimo para o estômago, sudorífico, bom para câimbras e má circulação do sangue.

A melancia chegou ao Brasil no século XVI, vindo da África, e aqui se desenvolveu muito bem. Pode ser semeada o ano todo contendo cerca de 90% de água, a fruta é um dos melhores hidratantes conhecidos. Seus princípios ativos são: curcubitina, encontrada nas sementes e na polpa, e o licopeno, presente na polpa. O licopeno é o pigmento que confere a melancia à sua cor vermelha. Pesquisas realizadas constataram que o licopeno é uma varredor de radicais livres, duas vezes mais forte no combate ao oxigênio singlet, molécula do oxigênio muito tóxica e agressiva que provoca danos celulares e até câncer. O licopeno bloqueia a sua ação.No calor, perdemos diariamente cerca de três litros de água, entre suor e urina. Para o organismo livrar-se do calor, ele elimina a água através dos poros em forma de vapor. Ele se condensa em contato com o ar e volta ao estado líquido como suor. Uma fatia com cerca de 300g tem quase 300ml de água, longe de nossa necessidade diária de 3000ml, no verão.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário