terça-feira, 11 de junho de 2013

JAREDE VIANA, UM SÍMBOLO NA LUTA EM DEFESA DA MULHER

Morreu no domingo, dia 09 de junho de 2013 a professora e 
feminista Jarede Viana. Sua história de luta em defesa da mulher e das igualdades sociais jamais será esquecida. Ela é responsável por grandes mudanças sociais no estado de Alagoas, junto com outras feministas, como Terezinha Ramires Lima, também um grande exemplo de luta, Wedna Miranda, Vanda Menezes, Solange Jurema, Nenem Breda, Magali Pimentel, Graça Tenorio e muitas outras.

Essas feministas foram combativas no sentido de lutar contra a discriminação da mulher nos mais diversas áreas de trabalho.
Após a criação da Policia civil de Alagoas em 1976, começou a luta pelas carreiras de Policia Feminina militar. Com a realização do primeiro concurso para a Polícia militar, as policiais femininas eram obrigadas a assinarem um termo que não poderiam casar, nem ter filhos por alguns anos. Essa imposição foi duramente combatida por mulheres valorosas, que faziam parte do Conselho da Condição Feminina e outras instituições feministas, inclusive com o respaldo da OAB Mulher. Atualmente tanto as policiais femininas civis, quanto as militares, ocupam todos os cargos inerentes as suas respectivas entidades.
Conselhos mais conhecidos em Maceió:

CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER

Rua Cincinato Pinto, 453 – Centro
CEP: 57020-050– Maceió/AL
Telfax: (82) 326 3585
Presidente: ANA CÉLIA MELO NETO

CONSELHO MUNICIPAL DA CONDIÇÃO FEMININA - MACEIÓ
Rua Sá e Albuquerque, 636 - Jaraguá
CEP: 57025-180 – Maceió - AL
Fone: (82) 221.3200 - Fax: (82) 326.6283 –
Presidente: TEREZINHA RAMIRES LIMA


foto restauração p/Aparedida
Jarede deu uma contribuição singular a causa dos direitos humanos dedicando sua vida à luta contra exclusão social, pela liberdade e pela democracia. Poucos como ela se identificaram tanto com as causas sociais da nossa gente, é uma perda muito grande para o estado e, especialmente, para os que sempre nela encontraram um amparo na luta pela justiça e pela igualdade social. Jarede era coordenadora da Marcha Mundial em Defesa das Mulheres e sempre se destacou na luta contra a causa, quando foi vereadora de Maceió e, por isso, foi      homenageada diversas vezes. Uma das últimas homenagens que ela recebeu aconteceu no dia 4 de março, quando ela recebeu a Comenda Nise da Silveira.

O Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher, instala o primeiro Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que presta serviços de encaminhamento e orientação psicossocial e jurídica adequados às mulheres em situação de violência. O principal foco das ações do Ceam é o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher – sexual, moral, psicológica, patrimonial e física.
“Oferecer o primeiro Ceam à sociedade alagoana é poder proporcionar mais um mecanismo de construção da cidadania das mulheres. Estou muito satisfeita, enquanto secretária, de concretizar a realização deste projeto, que faz parte das ações do Alagoas tem Pressa e irá atender a milhares de mulheres em situação de violência e sem a possibilidade ou orientação necessária”, afirmou a secretária Katia Born".
A escolha do nome Jarede Viana é uma homenagem à líder feminista que durante toda a vida lutou pelos valores democráticos e em defesa das minorias. Na década de 80, participou da fundação da União das Mulheres de Maceió (UMMa) e elegeu-se vereadora de Maceió. Nos anos seguintes, ganhou destaque como liderança combativa do movimento contra a violência e pela instalação da Delegacia de Mulheres e do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.
Jarede Viana, Professora de vida!

         "Conheci Jarede quando entrei na Universidade. Em 1982, caloura, mas já militando no Movimento Estudantil desde o secundário, participava da restauração do Diretório Acadêmico de Pedagogia e, durante um evento de educação, ela fez uma intervenção. Impressionou-me sua contundência, seu jeito de falar direto e eloquente". Jarede Viana, Professora de vida! Texto Edna Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário