sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SALVE JORGE - NOVELA DE GLORIA PEREZ, ENFOCA O TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Atualizado em 03 de fevereiro de 2013.
 Gloria Perez, autora da novela Salve Jorge, mais uma vez traz ao público um tema polêmico para reflexão dos brasileiros e do mundo: O TRÁFICO DE SERES HUMANOS.
O tráfico de pessoas é um tema de relevante importância e deve ser discutido e ser levado a conhecimento do público, até mesmo para alertar os jovens sobre os perigos das aventuras em busca de empregos no exterior, realização de carreiras promissoras, como modelos fotográficos, dançarinas e outras profissões pagas em dólares. De repente um sonho pode transformar-se em pesadelo.
O drama de Jéssica e Morena tem comovido os telespectadores. Com certeza a novela retrata fatos reais, mostrando o desespero de jovens recrutadas para a prostituição e para o tráfico e a procura incessante por um ponto de fuga. Retrata ainda a autora, o drama das mães que tiveram seus filhos arrancados dos braços e vendidos através de agenciadores inescrupulosos e a angustia dos filhos na busca da identificação de seus pais biológicos.
Livia enfrenta sérios problemas com a Delegada Helô. Observadora, perspicaz, desconfiada e sobretudo uma profissional abnegada, enfrenta o crime organizado e procura por todos os meios identificar e punir os integrantes da quadrilha de traficantes de seres humanos. A morte de Jéssica, o desaparecimento de Morena, as denúncias contra Vanda de tráfico de pessoas incluindo crianças, tem levado a delegada Helô a  desestruturar a bandida da Livia fazendo-a modificar seus planos em relação as escravas brancas que mantém na Turquia.
A atriz Giovanna Antonelli, tem desempenhado brilhantemente seu papel de delegada. Parabéns 
No tráfico de pessoas, além da opressão causada pelos chefões do tráfico, existe ainda a traição  até mesmo entre os aliciados, que por extinto de sobrevivência se tornam delatoras, como foi o caso de Rosângela, que denunciou o plano de fuga de Jéssica e Morena.
A autora retrata também o aspecto cultural da Turquia especialmente da bela Capadócia, onde os costumes ainda prevalecem. Onde as noivas são escolhidas pelas famílias e onde os rituais ainda são marcantes na vida daqueles povos. Os costumes e valores morais ainda são preservados.
Além de todos esses aspectos a autora explora o amor imensurável de Morena e Théo, embora abalado pelo ciume, desconfiança e incertezas e embalado pela música de Roberto Carlos "esse cara sou eu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário