quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CEPA - RETRATO DO DESCASO NAS ESCOLAS PUBLICAS/AL - UMA JOVEM DE 12 ANOS FOI ESTUPRADA NO LOCAL


CEPA - Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Antigo CEAGB) (Maceió-Al)

Não dá nem para acreditar, mas o jornalista Alberto Lima, iniciou  uma reportagem no CEPA, em um matagal de jurubebas, ao lado do Colégio D. Pedro II e terminou a matéria em outro matagal em outra parte do mesmo Complexo Educacional .
O Cepa, foi criado em 1968, no governo Lamenha Filho, foi instituído por decreto o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), que em 1976 passou a se chamar Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (Ceagb).
Na década de 80, foram criadas outras unidades educacionais: escolas D. Pedro II, Laura Dantas, Afrânio Lages, Teotônio Vilela e Maria José Loureiro, e implantado o Sampe.

Vista do elevado do CEPA-Passerela construída para
evitar acidentes envolvendo alunos e transeuntes

Observatório Astronômico Genival Leite Lima.
"Genival Leite Lima, fundador do CEAAL, no Centro de Ciencias de Alagoas em 1989.Fundado a 22 de Abril de 1989, dedicou-se à Pesquisa, ao Ensino e à Divulgação da Astronomia e áreas afins (segundo o seu estatuto). 
Sua origem data de 1978, com Genival Leite Lima, após fazer um curso de iniciação à astronomia em Recife, no Clube Estudantil de Astonomia - CEA. Ao retornar à Maceió, começou a fazer observações solares (contagem de grupos de manchas solares usando projeção) e criou, em sua residência, o Observatório Astronômico Fomalhaut. O instrumento usado era uma pequena luneta de 2" (5 cm de diâmetro) e f/10, emprestada a ele. Ainda assim Genival foi responsável por alguma divulgação da Astronomia em Alagoas e sempre acolheu todas as pessoas que se interessassem pela ciência. Genival também promoveu alguns cursos de Astronomia, todos introdutórios, compartilhando o que havia aprendido".

Esta é a imagem das escolas que fazem parte deste complexo

O CEPA era uma escola modelo desde os anos 80. É o Centro de referência educacional, como sendo o maior complexo educacional da América Latina, 
Naquela época sob o regime do ultimo presidente militar, João Baptista Figueiredo (1979-1985).
O CEPA ganhou status de coordenadoria regional de ensino (15ª CRE) desde 2005.
Tenho muito orgulho de dizer que há muitos anos atrás, fui aluna de um dos colégios desse complexo educacional, onde muitas pessoas de classe média a alta, buscavam vagas para os filhos, devido a qualidade de ensino. Em tempos áureos o CEPA foi o berço de muitas cabeças que se tornaram influentes. O Colégio Moreira e Silva, até hoje é a principal referência do ensino médio do complexo, onde passaram figuras ilustres, como o cantor Djavan, o senador Renan Calheiros, o governador Teotonio Vilela Filho, o ex-governador Ronaldo Lessa (que foi aluno e professor do Cepa), os jornalistas Dênis Agra e Freitas Neto (falecidos), entre outras figuras de destaque.
Veja mais: http://www.ceaal.al.org.br/historia
 Depois de tantos anos de abandono, o Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). , será submetido a uma reforma orçada em R$ 3 milhões. Uma obra que contemplará serviços de limpeza, drenagem, reurbanização da área externa, construção de pista de atletismo, pintura geral (incluindo fachada das escolas) e recuperação dos acessos, quadras, campo de futebol, instalações elétricas e iluminação externa, beneficiando 15 mil pessoas.
Com certeza o calendário escolar ficará prejudicado, todavia, o benefício será para todos. Antes tarde, do que nunca.
Nada justifica o descaso, ou melhor, o abandono total às escolas públicas. No caso do CEPA, o problema é de má administração mesmo. Esta área de matagal, deveria ser tratada, irrigada, talvez quem sabe, ter um belo jardim.

O descaso criou um ambiente propício para que no dia 28 de outubro de 2011, um delinquente conduzisse uma adolescente de 12 anos de idade até o local, onde a mesma foi estuprada.


Ver reportagem.: Garota de 12 anos é estuprada no Cepa, no link abaixo:
http://www.tribunahoje.com/noticia/8602/policia/2011/10/28/garota-de-12-anos-e-estuprada-no-cepa.html

Dias depois o criminoso foi encontrado morto dentro de um esgoto.

Até hoje o matagal continua no CEPA, circundando às escolas, trazendo perigo para as crianças, adolescentes e até mesmo adultos. que transitam pelo local.

Estas são algumas reportagens veiculadas com o objetivo de denunciar a violência no Complexo educacional CEPA

1. Assaltos e agressões levam alunos a protestar no Cepa - CUT

www.cut-al.org.br/.../assaltos-e-agressoes-levam-alunos-a-protestar-n...

9 set. 2011 – Os constantes assaltos e agressões dentro do maior complexo educacional do estado.

2. Alunos e professores fazem passeata no Cepa contra violência e ...

www.portaljardimalagoas.com/.../alunos-fazem-passeata-no-cepa-con...

8 set. 2011 – Alunos e professores fazem passeata no Cepa contra violência e assaltos. Quinta-feira, Setembro 08, 2011 Redação No comments ...

3. Em passeata, alunos denunciam casos de violência no Cepa

tudonahora.uol.com.br/noticia/maceio/2011/09/...cepa/imprimir

8 set. 2011 – Em passeata, alunos denunciam casos de violência no Cepa ... São casos de agressões, assaltos e histórias de estudantes que estão até ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário