sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CARNAVAL - FESTA PAGÃ QUE ENCANTA OS POVOS - ORIGEM

FOTO: CARNAVAL DE PERNAMBUCO
Entre as festas populares, o carnaval é uma das festas mais animadas e representativas do mundo. A sua  origem é atribuída a Portugal. No passado,  Durante o entrudo português, as pessoas iam às ruas e jogavam água, ovos e farinha uma nas outras,. Este fato  acontecia num período anterior a quaresma e tinha o significado ligado à liberdade. Até os dias atuais, este sentido permanece e durante os festejos carnavalescos os foliões se entregam ao reinado do Momo, esquecendo as tristezas e mágoas. Carnaval se traduz em folia, alegria.

ORIGEM DO CARNAVAL NO BRASIL
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e sofreu a influência das festas carnavalescas que aconteciam nos países Europeus, como Itália e França, Nesse países o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. O Brasil incorporou os personagens carnavalescos europeus, como  a colombina, o pierrô e o Rei Momo e deu um destaque especial, incorporando outros personagens.
No final do século XIX, foram criados os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Os corsos davam um brilhantismo especial ao carnaval e tiveram maior destaque no começo dos séculos XX. O carros eram decorados, ou melhor, transformados As pessoas se fantasiavam, Os carros saiam em carreatas percorrendo as ruas das cidades. Este fato originou a criação dos carros alegóricos, que dão realce às escolas de samba.
O carnaval começou a crescer e se tornar cada vez mais popular, graças a criação marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais  animado. Ver marchinhas famosas no You tube
Carmem Miranda a pequena notável
Foi composta por Alberto Ribeiro e João de Barro, o Braguinha,
em 1948,  e se tornou a sensação do Carnaval no ano seguinte
O teu cabelo Não Nega
Você pensa que cachaça é água

ORIGEM DAS ESCOLAS DE SAMBA
ESCOLA DE SAMBA DEIXA FALAR
A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, pelos sambistas Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e branco e sua estréia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.
O termo “escola de samba” foi usado, pois na Rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal.
A Deixa Falar fez muito sucesso entre os moradores da região. Ela acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.
 No Rio de Janeiro e em São Paulo as escola foram organizadas em Ligas de Escolas de Samba, e assim começaram os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Beija Flor campeã 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário