A capoeira foi trazida ao Brasil através dps escravos africanos. Essa cultura vem sendo difundida nas escolas e atualmente vem sendo aplicada como terapia para idosos em algumas academias. A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
É provável que a história da capoeira tenha começado no início da escravidão
africana no Brasil. A partir do século XVI, quando Portugal começou a enviar escravos
capturados na Africa para as suas colônias, O Brasil, por sua extensão, foi o maior receptor da migração de escravos,
com quase quarenta por cento de todos os escravos enviados através do Oceano
Atlântico.

Neste meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar os capitães do mato, sempre armados e montados a cavalo.
Atualmente a capoeira faz parte da cultura do Brasil e é apreciada pelos brasileiros e turistas estrangeiroa. Está presente nas escolas e frequentemente pode-se apreciar apresentações de Capoeira na praia ou em eventos ligados a historia do Brasil, principalmente, no que diz respeito a miscigenação do povo brasileiro
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_(artes_marciais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário