domingo, 4 de dezembro de 2011

CAPOEIRA - CULTURA DISSIMINADA POR AFRODESCENDENTES

A capoeira foi trazida ao Brasil através dps escravos africanos. Essa cultura vem sendo difundida nas escolas e atualmente vem sendo aplicada como terapia para idosos em algumas academias. A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
É provável que a história da capoeira  tenha  começado no início da escravidão africana no Brasil. A partir do século XVI, quando Portugal começou a enviar escravos capturados na Africa para as suas colônias,  O Brasil, por sua extensão, foi o maior receptor da migração de escravos, com quase quarenta por cento de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico.
A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática. O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar-se.
Neste meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar os capitães do mato, sempre armados e montados a cavalo.
                                                         http://youtu.be/GKhuh6bha6U

Atualmente a capoeira faz parte da cultura do Brasil e é apreciada pelos brasileiros e turistas estrangeiroa. Está presente nas escolas e frequentemente pode-se apreciar apresentações de Capoeira na praia ou em eventos ligados a historia do Brasil, principalmente, no que diz respeito a miscigenação do povo brasileiro

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_(artes_marciais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário