quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS DIA DE REFLEXÃO - EM OCARA/CE, COMEMORA-SE COM MUITO FORRÓ

O DIA DE FINADOS


FINADOS: cemitérios vão receber150 mil visitantes em JP


O dia de Finados é tão importante quanto outras datas em nossas vidas, É comemorado no dia 02 de novembro, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

É costume entre os cristãos, no dia de finados as pessoas enfeitarem os túmulos com flores, acenderem triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade. Muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito especial para aqueles que buscam os cemitérios para render homenagem e rezar por aqueles que deixaram a vida carnal e o espírito aguarda o dia do juízo final.
As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil conviver com a ausência de quem fazia parte de sua vida, lembrando a perda amor, dedicação e carinho compartilhado com aquele que se foi.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.
A estimativa é de que cerca de os cemitérios receberão dois mulhões de habitantes.

Em alguns países a morte é festejada e não cultuada com tristeza. No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Nessa ocasião o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.
Há quase um século, os moradores do município de Ocara, a 97 quilômetros de Fortaleza, preferem não chorar no dia de finados. A festa das almas, que acontece entre os dia 1º e 2 de novembro, começa com o terço das almas, seguido por uma missa no cemitério da cidade, comemorado no fim da noite com uma grande festa de forró na praça principal. "É o evento mais esperado do ano. É uma parte cultural de todos os moradores", afirmou ao G1 a professora Jhely Lopes, 23 anos. Moradores comentaram que é costume ir ao cemitério à noite visitar os que já partiram dessa para uma melhor.


foto Foto: Eduardo Queiroz/Agência Diário - http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011
Fato curioso. No em Ocara, no Ceará, o dia de Finados é comemorado com apresentações culturais e muito forró.
Terço das almas é iniciado na praça da matriz e missa é celebrada no pátio do cemitério.
O prefeito de Ocara, Leonildo Peixoto (PSD) explicou ao repórter da rede globo como começou a festa das almas, na década de 1920 e acrescentou que festa das almas celebra a vida e representa um encontro dos moradores de Ocara com os que partiram. "Não é que se tenha medo da morte. Se comemora por estar vivo"
Após a missa, na praça ocorrem as apresentações culturais, inclusive de escolas, feira de artesanato e comidas típicas. "Tem reisado, dança, cordel". A partir das 22h, o forró começa e vai até o sol raiar na praça. "Este ano são as bandas Solteirões do Forró, Forró do Bom, Lagosta Bronzeada e Forró do Gordim", explicou Peixoto.
Fonte:
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/11/cidade-do-ce-celebra-dia-de-finados-com-muito-forro-na-festa-das-almas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário