segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DIA DA CRIANÇA - ORIGEM

SALVE DO DIA DAS CRIANÇAS

O dia das crianças é um dia muito especial. Chega a ser mágico, porque é uma ocasião em que todos aqueles que tem em sua família uma criança, procuram de alguma forma fazê-la feliz. É uma data em que até os pais separados procuram os filhos, passeiam, levam as crianças para brincar e o mais incrível, se divertem.
O dia das Crianças é comemorado em diferentes países, mesmo que em diferentes datas. O fundo das Nações Unidas para infância (UNICEF), convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia da Criança, porque nesta data, mais precisamente no ano de 1959 o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, ficando estabelecido uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo, como alimentação, amor, educação, direitos básicos e necessários ao desenvolvimento desses pequeninos.

A padronização da data alusiva ao dia da Criança ainda não aconteceu. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então cpital do Brasil, sediou o 3º congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte o deputado Galdino do Vale Filho, elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa.Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924 No dia 05 de novembro de 1924,  ficando instituido o dia 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Entretanto, somente a partir de 1955 a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma industria de brinquedos chamada Estrela, tendo Eber Alfred Goldberg lançado a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a Johnson & Johnson, tendo atraído a atenção de outros empresários ligados à industria de brinquedos.
Depois desse evento, foi lançada a campanha publicitária promovendo a Semana da Criança, com o objetivo de alavancar as vendas, revitalizando a comemoração do dia 12 de outubro passando essa data a incorporar o calendário de datas comemorativas do país

Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.

 Comemora-se o dia das crianças em outros países em datas diferentes

Cuba - terceiro domingo de julho
Hungria - último domingo de maio
fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário