sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ALAGOAS COMEMORA 194 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - HINO


Nesta sexta-feira, 16 de setembro, comemoramos 194 anos de  emancipação política de Pernambuco. Esta data será lembrada com um desfile cívico estudantil que percorrerá as ruas de Jaraguá, tendo início às 15h.00 e homenageará bravas mulheres alagoanas. O desfile contará com a presença de cerca de 1.200 estudantes oriundos de todo os municípios.
Memorial da Rpública by Aparecida
O desfile acontecerá  desde o trecho do Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz, até o Memorial à República, próximo à Praça Marcílio Dias, em Jaraguá. Esta data representa uma celebração às raízes históricas alagoanas, ao tempo em que prestigiam os estudantes que representam Este ato cívico é muito significativo e pois homenageará mulheres guerreiras e que orgulham nossa terra. A cada ano os desfiles ficam mais bonitos. As escolas capricham nos adereços e coreografias e o que vemos é um belíssimo colorido que encanta a todos aqueles que vão prestigiar os desfiles.
A estrutura para a realiação do evento já vem sendo montada a alguns dias e contará com segurança necessária para a realiação do evento. Policiais e equipes do Corpo de bombeiros estarão em locais estratégicos para garantir a realiazação do desfile.
A beleza do desfile, somado as apresentações das bandas de fanfarras, proporcionam um espetáculo de tirar o fôlego.
Participam do evento as escolas estaduais Tiradentes, Edson Bernardes, Rubens Canuto, Geraldo Melo, Aurelina Palmeira e Benedita de Castro ( todas de Maceió); Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Humberto Mendes (Palmeira dos Índios) e Julieta Ramos (Paripueira).
Também estarão presentes a banda da Polícia Militar, alunos dos segmentos de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fanfarras dos municípios de Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Flexeiras e as bandas da Escola Municipal Pedro Carnaúba (Viçosa) e Centro Cultural do Benedito Bentes.
Homenageadas:
Joana Santos da Silva, marisqueira de Maceió; Nair da Bertina, criadora e brincante do folguedo Taieira; Djanira Santos Silva, professora; Maria Ivone Loureiro, professora; Isabel Torres de Oliveira, professora; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol; Irinéia Rosa Nunes da Silva, artesã do Muquem, Maria Carmelita de Melo Machado, professora; Lúcia Regueira Lucena, professora; Maria Margarida Pugliesi, professora; Cacilda Damasceno Freitas, tabeliã e escrivã; Iete Melo Mathias, professora, Percina de Assis dos Santos, boleira; Hilda Maria da Silva, mestra de folguedo; Cleonice Barros de Lima, professora; Marinaide Lima de Queiroz Freitas, professora; Marcionila Verçosa do Rêgo, professora. Durante o evento ainda será distribuído ao público um cordel sobre a vida de cada mulher homenageada
A presença feminina no mercado de trabalho será destaque em um pelotão especial que apresentará profissões como jornalista, professora, arquiteta, jurista, artesã, política, motorista, cabeleireira, costureira, escritora.
Na ocasião, também haverá um tributo às cinco mulheres que já ocuparam o cargo de secretária estadual de Educação: Maria Dione Moura de Souza (1989-1990); Eunice Auto da Silva Nonô (1995-1996); Maria José Viana (1999-2002); Rosineide Lima Lins Costa (2003) e Márcia Valéria Lira Santana ( 2008-2009).
A Superintendência Municipal de Transportes (SMTT) cuidará da interdição de algumas ruas para garantir a realiazação do desfile e a segurança dos pedestres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário