domingo, 14 de agosto de 2011

DROGAS PERIGOSAS QUE DEGRADAM O SER HUMANO - HEROINA - ICE - COCAINA E DERIVADOS - "DIGA NÃO ÀS DROGAS

As drogas se constituem em um flagelo para a humanidade. um verdadeiro genocídio. A droga escravisa, vicia e mata. As drogas causam dependência física e psiquica e é responsável pelo aumento desenfreado da criminalidade.

Heroína:
A heroína ou diacetilmorfina é um derivado do ópio, sendo extraída de cápsulas de algumas espécies de papoula. É uma droga opióide podendo ser natural ou sintética. O nome Heroína vem da palavra alemã “heroisch” que significa heróico e foi registrada comercialmente pela indústria farmacêutica alemã Bayer e é um referencial à  estimulação e analgesia.. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até o ano de 1910 . A heroína passou a ser utilizada como remédio para a cura do alcoolismo, além do seu uso nas doenças anteriormente "tratadas" pela morfina. Por ironia, ficou provado que a heroína é ainda mais viciante do que a morfina, podendo criar dependência em apenas algumas semanas de uso, tendo sido proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores. A heroína tem efeitos similares aos outros opióides. Logo após o uso, a pessoa fica num estado sonolento, fora da realidade. Os batimentos cardíacos e respiração aceleram, causando uma sensação de calor. As primeiras sensações são de euforia e conforto. Causa surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas. O dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares. Ele torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.

Efeitos por overdose


"Respiração muito diminuída (inclusive com parada respiratória), diminuição da pressão sangüínea, diminuição da temperatura coprporal (pele fria), extremidades do corpo podem ficar azuladas, pupilas muito pequenas, os músculos esqueléticos tornam-se flácidos, a mandíbula relaxa-se e a língua cai para trás, obstruindo a passagem de ar. Ocorrem convulsões, coma e posteriormente a morte devido a insuficiência respiratória. Mesmo se a respiração é restabelecida, pode ocorrer morte como resultado de complicações como pneumonia ou choque que ocorre durante o período de coma".
Ópio
A palavra ópio em grego significa suco, o qual é obtido realizando-se incisões na cápsula de uma planta quando ainda verde, denominada Papaver somniferum, mais popularmente conhecida como papoula do Oriente, que é originária da Ásia Menor e cultivada na China, Irã, Índia, Líbano, Iugoslávia, Grécia, Turquia e sudoeste da Ásia. Desta mesma planta, também podem ser extraídas várias outras substâncias com propriedades farmacológicas. Atualmente, o ópio é ilegal e considerado uma das substâncias mais viciantes que existem, no entanto possui propriedades anestésicas, e por milhares de anos foi utilizado
Dependência e síndrome de abstinênciaOutro problema com essas drogas é a facilidade com que levam à dependência, tornando-se o centro da vida dessas pessoas. E quando esses dependentes, por qualquer motivo, param de tomar a droga, ocorre um violento e doloroso processo de abstinência, com náuseas e vômitos, diarréia, cãibras musculares, cólicas intestinais, lacrimejamento, corrimento nasal etc., que pode durar de 8 a 12 dias.
Cocaina
É classificada uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Em forma de pó, a droga pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração A difusão da Cocaina deve-se ao químico Ange-Francois Mariani, nascido na Córsega, o qual desenvolveu  em 1863, uma bebida tônica usando o vinho Bordeaux e extrato de folhas de Coca. Esta infusão era muito apreciada pelo Papa Leão XIII. Mariani chegou a ser premiado com uma medalha honorífica.  A Coca-Cola seria inventada em parte como tentativa de competição dos comerciantes americanos com o vinho Mariani importado da Itália. Sua venda foi proibida pouco antes da morte de Mariani, no começo da Primeira Guerra Mundial, ao conhecer-se os efeitos maléficos do cloridrato de cocaína.Em 1885 a companhia americana Park Davis vendia livremente cocaína em cigarros, pó ou liquido injetável sob o lema de “substituir a comida; tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor”. Apesar do entusiasmo, os efeitos negativos da cocaína acabaram por ser descobertos.
Da pasta da cocaína derivam as drogas conhecidas como Merla, Crack, Hulk e Polo que é um flagelo para os argentinos
Da pasta da cocaína derivam as drogas conhecidas como Merla, Crack, Hulk e Paco que é um flagelo para os argentinos.

Paco

O “paco” é considerado o “lixo da cocaína” ou “crack americano de segunda linha” é uma variante da pasta base de cocaína transformada em cigarro, que não necessita de muita infra-estrutura para ser fabricado. Seu preparo requer poucas instruções e é feito com instrumentos caseiros. A pasta é obtida através da maceração das folhas de coca, cujo percentual não ultrapassa a 10%, misturadas a desde ácidos convencionais até fibra de vidro moído (incluindo tubos de lâmpada fluorescente), com ácido bórico, lidocaína, fermento e solventes, como o querosene, a parafina, benzina ou éter, o que reforça o caráter de dependência rápida e, junto ao efeito intenso, apesar da curta duração de cada dose.
Um dos seus elementos mais nocivos do paco é o ácido bórico, um produto branco, cristalino - já usado como substância antiinflamatória abolida há anos na maioria dos países desenvolvidos por ser altamente corrosiva, provocando intoxicações no organismo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, o ácido bórico é muito tóxico e pode provocar danos ao fígado, cérebro, músculos da face e estômago.
Maconha, Haxixe e Skank - a maconha conhecida também como marijuana, é obtida das folhas e flores secas da planta Cannabis sativa. Consumida na forma de cigarro, é a droga ilegal mais usada no mundo. Das extremidades da Cannabis sativa é obtido o haxixe, também consumido como cigarro. A substância psicoativa da maconha e do haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). A maconha e o haxixe têm um teor de até 8% de THC, mas alguns tipos mais potentes de maconha, como o skank, possuem até 33% de THC. Os efeitos podem ser: tremor corporal, vertigem, náuseas, vômitos, taquicardia, excitação psíquica, diarréia, alterações sensoriais, lentidão do raciocínio, oscilação involuntária dos olhos, zumbidos, desorientação, medo de morrer, depressão, alucinações, amnésia temporária, pânico, idéias paranóides. Está provado que a droga não aumenta a sensibilidade do tato, ouvidos e vista, como se pensava. Ela não deve ser usada na medicina, pois para um benefício proposto, ela apresenta dez efeitos nocivos. O uso constante pode levar à perda da memória, distúrbios hormonais, dificuldades de concentração e aprendizado, perda de motivação, diminuição da libido e esterilidade temporária.
 Cristal ou ICE
É conhecida por gelo, vidro, cristina, tina, crank, ice, speed e cocaína do operário. Essa droga destrói, aniquila, trás seqüelas aos consumidores e assusta o mundo inteiro. Perigo iminente para as atuais e futuras gerações. Um mal que necessita de políticas públicas para vencê-lo. Crystal é uma droga antiga, com grande poder de destruição, mas pouco conhecida no Brasil. Trata-se de um estimulante feito de uma anfetamina superpoderosa, contendo na sua fabricação, substâncias químicas industriais e produtos de limpeza. Quando misturada a outras substâncias, que a torna mais barata, é chamada de manivela. Por ser uma anfetamina é facilmente produzida em laboratórios clandestinos, porque não requer muito dinheiro para seu manuseio.
Sabe-se que a anfetamina foi sintetizada em laboratórios pela primeira vez na Alemanha, em 1887. Em 1920 seu efeito psico-estimulante foi reconhecido e seu uso médico farmacêutico foi autorizado pelos EUA. Na segunda Guerra Mundial a anfetamina foi utilizada para dar mais energia e manter os soldados em estado máximo de alerta. Especialistas acreditam que a droga é a mais poderosa que existe no mercado nos dias atuais, um perigo que se alastra como uma praga. É mais barata que a cocaína e dez vezes mais forte, sendo que os efeitos duram até dez horas. É mais viciante que a heroína e mais destrutiva que o crack.

Fontes:
http://psicoativas.ufcspa.edu.br/heroina.html
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11292&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/%C3%93pio+e+Morfina#consequencias
http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/prefeitura_rio/dependencia_quimica/mat10.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário