segunda-feira, 25 de julho de 2011

AMY WINEHOUSE - UMA ESTRELA CADENTE - ALCOOL E DROGAS, UMA MISTURA LETAL

Domingo, 24 de julho, morreu a cantora pop Amy Winehouse. bastante conhecida por sua postura incoerente e pela sua entrega a drogas. Ela não é a primeira nem será a última estrela a cair, tal qual uma estrela cadente, vagando na imensidão do Universo levada pela droga, que seduz, aprisiona, enlouquece, e mata.
Sua trajetória foi marcante no mundo artístico sua carreira foi brilhante. Ganhou vários prêmios, entre eles, o mais cobiçado, o Grammy, e por músicas como “Back to Black”, “You Know I’m no Good”, entre outras. Deixa uma fortuna de milhares de dólares.
A história de Amy não é diferente da vida de tantos jovens, adolescente, artistas famosos e pessoas de todas as classes que enveredaram pelos caminhos tortuosos da bebida e da droga. A compaixão, o amor, deve ter levado seu pai a permitir que sua filha Amy abandonasse o tratamento que estava fazendo para combater a dependência química. Sem essa ajuda e sem vontade de se recuperar foi definhando até encerrar a sua brilhante carreira com apenas 27 anos de idade.
Em 20 de julho de 2011, Amy subiu ao palco do iTunes Festival, onde se apresentava sua afilhada musical, a cantora Dionne Bromfield, para fazer aquela que seria sua última aparição em público. Quando Dionne entregou o microfone à Amy, entretanto, ela se recusou a cantar, mas seguiu dançando ao som da música "Mama Said". Segundo o jornal britânico "Daily Mail", "Amy pegou o microfone para pedir à audiência que o público comprasse seu novo álbum".
Em outubro de 2003, Amy lança seu álbum de estreia, "Frank". Com forte influência de jazz, a cantora recebeu disco de platina no Reino Unido e o prêmio Ivor Novello de melhor canção contemporânea pelo single "Stronger than me". Após o lançamento de “Frank”, a cantora confessou que gastava US$ 390 com maconha por semana. Tempos depois, Amy conhece o assistente de produção Blake Fielder-Civil, que teria sido o responsável por levá-la ao caminho das drogas mais pesadas, como o crack e a heróina. Num desses períodos ela compôs as músicas de "Back to black", o álbum que alavancou sua carreira.
Outubro 2006 Amy Winehouse lança o álbum “Back to Black”, com o sucesso “Rehab”. No período entre um álbum e outro, ela se tornou uma ávida consumidora de bebidas alcoólicas e, na sequência, de drogas mais pesadas, como heroína e crack, emagrecendo rapidamente. Mesmo com todo o sucesso, a cantora confessou no DVD "I told you I was trouble" que quanto mais insegura estava, mais bebia.
A letra da música REBAB,  que significa reabilitação, retrata Amy e toda  a fragilidade da jovem de lutar para fugir da dependência química.                    Vejamos:
Tentaram me mandar pra reabilitação / Eu disse "não, não, não" / É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar /  Vocês vão saber, saber, saber / Eu não tenho tempo  / E mesmo meu pai pensando que eu estou bem;  /  Ele tentou me mandar pra reabilitação /  Mas eu não vou, vou, vou  /  Prefiro ficar em casa com Ray (Charles) /  Não posso ficar 70 dias internada /  Por que não há nada  /  Não há nada que possam me ensinar lá / Que eu não possa aprender com o Sr. (Donny) Hathaway / Não aprendi muito na escola  / Mas sei as respostas não estão no fundo de um copo  / Tentaram me mandar pra reabilitação...  / ... O cara disse: "Por que você acha que está aqui?"  / Eu disse "não faço idéia  /  Eu vou, vou perder meu amor  / Então eu sempre mantenho uma garrafa por perto" /  Ele disse "acho que você só está deprimida, /  Me dê um beijo aqui, amor, e vá descansar" ...

O dependente químico perde a sua referência, ignora conceitos e valores, não se importa com a aparência. Nada importa, senão tentar saciar o desejo de inebriar-se nas drogas. O que aconteceu a AMY foi mais uma tragédia causada pela dependência química. Amy precisava de tratamento e do amor da família, além do carinho dos fãs. Mas o amor a que me refiro é o amor que sabe ser firme e determinado quando é absolutamente necessário. Amy faz parte da mais perversa das estatísticas: mais um dependente químico que tem sua vida abreviada pela maldição do vício. Ninguém merece um Blake Fielder em sua vida. Ele é tido como a pessoa que levou a jovem cantora a conhecer o submundo das drogas perigosas. Ela mesma já havia providenciado seu próprio funeral. Tinha a consciência do perigo iminnente de perder a sua vida, mas a droga mais uma vez venceu a luta.
Por força da minha profissão conheci vários jovens que se entregaram às drogas e a maioria deles quando eram mortos a família poderia se preocupar com a dor, a saudade, com qualquer coisa menos com as despesas do funeral. Muitas delas pagam plano funeral, como PLANVIDA - PREVIDA, enquanto aguardam a tragédia bater à porta de suas casas. 
Amy Winehouse como Kurt Cobain, Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin foram vítimas de uma mistura letal: alcool e drogas. Todos eles cometeram suicídio lentamente.
Quem sabe a morte de Amy Winehouse seja uma mensagem aos fãs, aos astros famosos e a juventude de que a droga é um poço sem fundo, um caminho sem volta. Apenas Deus pode realizar o resgate. O amor dos fãs a tornará "imortal" através de sua voz. Sua música foi o legado deixado para seus fãs e admiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário