terça-feira, 7 de junho de 2011

DROGAS PERIGOSAS - ANFETAMINAS - ICE - CRACK E OXI

Drogas perigosas que se espalham pelo mundo tem se contituído em caso de polícia e de saude púbica, tendo em vista a onda de crimes decorrentes do tráfico de drogas. O uso de drogas tem levado milhares de jovens à morte, ou pela ação da droga ou pela ação de jovens ligados ao tráfico de drogas.,

O ECSTASY
Trata-se de uma substancia psicoativa sintetizada pela empresa Merk  em  1914 e é chamada droga de recreio e possui  ação estimulante e alucinógena. A nível cerebral age aumentando a produção e produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina. Seus efeitos surgem após vinte e setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas.
Os efeitos físicos são taquicardia aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldade em caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares.
O ecstasy pode ocasionar auto confiança e perda da noção de espaço e a longo prazo  pode aumentar a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina. Seus efeitos surgem após vinte e setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas causar efeitos como lesões  celulares, alucinação paranóia, depressão, perda do auto controle,síndrome do pânico, dificuldade de memória.
Pode ser consumido injetado , em comprimidos, barras, cápsulas ou pó.

CRACK
O consumo desta substância pode levar o indivíduo a experimentar insônias, agitação psicomotora, emagrecimento, hipertensão, arritmias cardíacas, indiferença sexual ou acessos crônicos de tosse. Como produzem um aumento acentuado da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, poderão causar enfarte do miocárdio e hemorragias cerebrais, infecções nos brônquios e paragens respiratórias.
Em termos psicológicos, a droga pode acarretar a desestruturação  da identidade da pessoa, podendo tornar-se mais agressiva, ter problemas a nível de auto-crítica e moral, dificuldades em estabelecer relações afetivas, desenvolver psicoses, paranóia, comportamento excessivamente anti-social, podendo inclusivamente orientar-se para a marginalidade e prostituição.
Quanto as mulheres grávidas, o consumo de crack poderá acarretar problemas com o feto, atrasos no crescimento intrauterino e parto prematuro. Crianças nascidas nestas condições parecem apresentar problemas a nível comportamental, não conseguindo brincar nem falar como as outras crianças. Passam também por períodos em                         que parecem desligar-se do mundo. Apresentam um grande potencial de dependência. A tolerância é bastante elevada e desenvolve-se com bastante facilidade.

Síndrome de Abstinência m
anifesta-se por insônia, fadiga, apatia e depressão grave.
OXI

O oxi entrou no Brasil pelos estados situados na região norte e tem se espalhado por vários estados causando danos irreparáveis às famílias que nada podem fazer para conter o avanço da maldita droga. Além disso, o composto químico adicionado a borra da cocaína mata o indivíduo depois de aproximadamente um ano. Em Alagoas já há indícios da presença do oxí, nos bairros de Jaragua, Vila Brejal e Conj.Virgem dos Pobres II (Galpão)
  • O oxi é um alucinágeno mais potente que o crack e que a cocaína
  • A droga oxi não é - na verdade - nova. Ela existe no Acre desde os anos 80. só agora está se espalhando (infelizmente) por todo o Brasil.
Oxi é uma droga devastatora que desestrutara a família e a vida do usuário. Essa droga mata depois de um ano de uso. seu uso contínuo provoca reações intensas. São comuns vômito e diarreia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas. "Solventes na composição da droga podem aumentar seu potencial cancerígeno", explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas. trecho extraído do site da revista
Crystal Meth
A crystal é um caminho sem volta. É uma droga extremamente perigosa, pior que a heroína, por causar dependência imediata e por causar a degeneração. A crystal é conhecida como ice ou gelo, isto porque tem a forma de uma pedra cristalina. Pode ser usada de forma injetável, ingerida como capsulas, fumada como o crack ou cheirada como a cocaina
ANABOLIZANTES “Droga para cavalo, que burro toma”
Aparentemente o anabolizante deixa o corpo com aparência saudável, todavia o uso continuado de anabolizantes trás sérios danos a saúde, em alguns casos chega a causar deformidades. Entre os efeitos colaterais, o usuário poderá apresentar câncer de fígado, AVC, redução da função sexual, distúrbios de comportamento. O uso compartilhado de esteróides, pode expor o indivíduo a doenças como hepatites B e C e endocardite. ´E um poço sem fundo, um caminho sem volta, inclusive há registro de mortes.
BARBITÚRICOS
Os barbitúricos foram descobertos em 1864 pelo pesquisador belga Adolf von Baeyer. Aparentemente o químico europeu batizou a substância em homenagem a Sta. Bárbara. Há outra versão desta história relatando que após a descoberta o pesquisador foi comemorar em um bar e, lá se encantou com uma garçonete, linda moça que se chamava Bárbara. Em um acesso de entusiasmo, o cientista resolveu dar ao composto recém-descoberto o nome de barbitúrico. Em 1903 é lançado o primeiro medicamento barbitúrico com o nome comercial de Veronal. Esta síntese foi realizada pelos cientistas alemães Emil Hermann Fischer e Joseph von Mering. Em 1912 é lançado o fenobarbital com o nome comercial de Luminal, como sedativo-hipnótico.
. O próprio nome comercial era uma alusão à cidade de Verona, sede da tragédia "Romeu e Julieta", onde a jovem toma uma droga que induz um sono profundo confundido com a morte para, em seguida, despertar suavemente.
Os barbitúricos foram amplamente empregados como hipnóticos até o aparecimento das benzodiazepinas, na década de 60. Nos primeiros anos, não se suspeitava que causassem dependência. Depois que milhares de pessoas já haviam se tornado dependentes.
A pessoa sob a ação de barbituricos tem insônia (isto é, fica com menos sono) inapetência (ou seja, perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rápido ficando “ligada”. Assim, o motorista que toma o “rebite” para não dormir, o estudante que ingere “bolinha” para varar a noite estudando, um gordinho que as engole regularmente para emagrecer ou ainda uma pessoa que se injeta com uma ampola de Pervitin ou com comprimidos dissolvidos em água para ficar “ligadão” ou ter um “baque” estão na realidade tomando drogas anfetamínicas. os  sedativos leves que continham barbitúricos em pequenas quantidades, não estavam sujeitos aos controles de venda,. Era o caso dos analgésicos. Vários remédios para dor de cabeça, além da aspirina e os antigos Cibalena, Veramon, Optalidon, Fiorinal etc., continham o butabarbital ou secobarbital (dois tipos de barbitúricos) em suas fórmulas.
As anfetaminas não exercem somente efeitos no cérebro. Assim, agem na pupila dos nossos olhos produzindo uma dilatação (o que em medicina se chama midríase); este efeito é prejudicial para os motoristas, pois à noite ficam mais ofuscados pelos faróis dos carros em direção contrária. Elas também causam taquicardia e um aumento da pressão sanguínea.
As anfetaminas foram amplamente utilizadas em tempos de guerra, tanto pelos americanos como pelos alemães, japoneses e outros povos. Ultimamente ela vem sendo utilizada nos tratamentos para emagrecer
A legislação brasileira exige que todos os medicamentos que contenham barbitúricos em suas fórmulas sejam vendidos nas farmácias somente com a receita do médico, para posterior controle pelas autoridades sanitárias.
O uso prolongado pode provocar forte dependência, sendo que no extremo podem surgir alucinações e delírios, sintomas denominados "psicose anfetamínica".
Nomes comerciais
Dualid, Inibex, Hipofagin, Moderine (substância ativa - dietilpropiona).
Lipomax, Desobesi (substância ativa - fenpropex).
Dasten, Absten, Moderamin, Fagolipo, Inobesin, Lipese, Diazinil (substância ativa - mazindol).
Uso terapêutico
: anorexígeno (medicamento utilizado para provocar a anorexia, que é aversão ao alimento).
Pervitin (substância ativa: metanfetamina) - "ice".
Não tem uso terapêutico.
Ritaline (substância ativa: metilfenidato).
Uso terapêutico: sistema hipercinético.
Nomes populares: bolinha, bola, rebite, "ice".
http://www.dihitt.com.br/barra/oxi-nova-droga-pior-que-crack

Nenhum comentário:

Postar um comentário