quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DROGAS - CRISTAL A DROGA DA MORTE

O CRISTAL é uma anfetamina que vem preocupando o mundo por seus efeitos devastadores. É uma droga que é fabricada sem grandes exigências em sua manipulação. Não requer laboratório nem equipamentos sofisticados para ser produzida.


A “crystal meth”, droga também conhecida pelo diminutivo de “ice” (que significa “gelo”, segundo a tradução literal do termo da língua inglesa), tem a forma de uma pedra cristalina e pode usada de várias formas: ingerida por meio de cápsulas, derretida para ser injectada

Metanfetamina é o nome técnico desta droga, que pode levar a morte. Inicialmente, a crystal meth provoca sensação de euforia e o aumento do desejo sexual. Contudo, os efeitos psicotrópicos da droga também podem provocam pânico, alucinações e agressividade. Além da falta de apetite, aumento do risco de derrame.

Cristal, como o nome diz, são uns cristais brancos ou incolores, como açúcar, que podem ser esmagados para virar pó. Geralmente vêm em um minúsculo saco plástico de cerca de 3x3cm chamado ‘bag’. Pode vir algumas vezes na forma de pílulas ou capsulas.

A anfetamina foi feita primeiro em 1887 na Alemanha e a metanfetamina, mais potente e fácil de fazer, foi desenvolvida no Japão em 1919. O pó cristalino era solúvel em água, tornando–o um perfeito candidato para ser injectado.


A metanfetamina foi amplamente usada durante a II Guerra Mundial, quando ambos os lados decidiram manter as tropas despertas. Eram dadas aos pilotos Kamikaze japoneses doses elevadas antes das suas missões suicidas

Na década de 50 a metanfetamina era receitada como auxiliar dietético e para combater a depressão. Era utilizada por estudantes universitários, motoristas de camiões e atletas como estimulante sem receita médica, e o abuso da droga espalhou–se.

Este padrão mudou drasticamente na década de 60 com o aumento da disponibilidade de metanfetamina injectável a agravar o abuso.

Depois, em 1970, o governo dos EUA tornou–a ilegal para a maioria dos usos. Depois disso, os gangs de motociclistas americanos controlavam a maioria da produção e distribuição da droga.
Na década de 1990, as organizações mexicanas de tráfico de droga estabeleceram grandes laboratórios na Califórnia. Depois surgiram em cozinhas e apartamentos, ganhando a droga um dos seus nomes: “stove top” (tampa de fogão). A partir daí espalhou–se através dos Estados Unidos e para a Europa, através da República Checa. Hoje, a maioria da droga disponível na Ásia é produzida na Tailândia, Mianmar e na China.


Efeitos toxicos - Apesar dos efeitos agradáveis apresentados pela CRISTAL produz tolerância; isto é, o prazer que proporciona desaparece mesmo antes dos seus níveis plasmáticos diminuírem significativamente.  apresentando um elevado risco de desenvolver toxicidade, na medida em que os usuários tentam manter os seus efeitos através de utilizações repetidas, em curtos espaços de tempo. Os principais mecanismos de toxicidade estão descritos e podem traduzir-se em toxicidade aguda (imediata, após uma única utilização) ou crônica (decorrente do uso continuado, manifesta-se tardiamente). As reações adversas mais frequentes incluem arritmias cardíacas, insônia, irritabilidade e agitação nervosa. Em alguns casos,  dor abdominal, náuseas, vômito, diarréia, anorexia, perda de peso, obstipação, taquicardia, visão turva, tonturas, infecções no trato urinário. Pode ocorrer alteração mental, enfarte do miocárdio, ansiedade, vascular encefalico (AVE), dor no peito, depressão, febre, hipertensão, alterações de humor e psicose. Na gravidez, a utilização de metanfetamina pode ser fatal para a mãe e feto. As drogas são essencialmente venenos. A quantidade consumida determina o efeito.


A metanfetamina ou CRISTAL, não é uma droga nova. Durante a guerra, a os japoneses e soldados de outras nações usavam o CRISTAL como uma forma de adquirir disposição para enfrentar longas jornadas com disposição para enfrentar os inimigos. Quem poderá avaliar os efeitos causados aa esses soldados. Quem nunca ouviu falar em neuróticos de guerra? Além dos horrores da guerra, será que as drogas também não tiveram influência na saúde mental de tantos guerrilheiros? A realidade é perversa. O tráfico deixa um rastro de dor e sangue por onde quer que se alastre. Isso está estatisticamente comprovado. A criminalidade está intrinsicamente ligado ao tráfico e ao uso de drogas e as mortes relacionadas ao uso de drogas, na maioria das vezes atingem jovens entre 14 a 24 anos.

No Brasil, ja tivemos notícias de prisão e apreensão de drogas, incluindo a CRYSTAL. Felizmente, em nosso estado esTa maldição ainda não foi dessimainada. Embora já tenhamos tido informação que essa droga havia aparecido em um dos bairros de Maceió, não tivemos notícias de apreensão nem de pontos de comercialização desta anfetamina. É possível  que isso se deva ao fato do CRACK ser uma droga mais acessível ao usuário, embora tenha um efeito efêmero, levando jovens e adolescentes à pratica de furtos, roubos e até homicídios  como forma de manter o vício.

Para evitar que os jovens enveredem por esses caminhos é necessário além de amor, atenção, e todos cuidados que a família possa dar, que a criança ou adolescente frequente a escola,  pratique alguma atividade que o mantenha livre do ócio, seja orientado a respeito da busca de seus objetivos.  Cabe aos pais o mister de evitar que seus filhos andem em más companhias, frequentem ambientes inadequados, assistam programas ou pratiquem jogos violentos. É tarefa difícil, mas necessária.

Observem seus filhos, principalmente os olhos. Vejam se estão avermelhados, se as pupilas estão dilatadas. Os olhos falam mais que mil palavras. Cheirem seus filhos, tal qual o animal cheiram suas crias. A maioria das drogas, deixam cheiro característico empregnado no corpo ou nas vestes, assim como o cigarro que deixa  os cabelos, a pele, as vestes do usuário impregnado pelo odor da fumaça. Da mesma forma acontece com o alcool e com as drogas. Observe as mudanças de comportamento. Converse com seus filhos. É importante o diálogo, a conversa franca, deixa o jovem fique esclarecido e confiante. 

DIGA NÃO AS DROGAS!
FONTES
http://www.drugfreeworld.org/pt/drugfacts/crystalmeth/the-truth-about-drugs.html
http://www.drugfreeworld.org/pt/drugfacts/crystalmeth/history-of-methamphetamine.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metanfetamina

Nenhum comentário:

Postar um comentário