domingo, 5 de dezembro de 2010

MORADORES DE RUA E SUA RELAÇÃO COM O USO DE DROGAS

O que leva o ser humano a sair do convívio de sua familiar e passar a viver perigosamente, se drogando, dormindo nas ruas, roubando para manter o vício, se alimentando mal, desprezando os princípios adquiridos desde a mais tenra idade e se embrenhando por um caminho sem volta.
A idéia de muitos é que o drogado faz parte da pobreza, mora na periferia, todavia, a cada dia fica mais evidente que o vicio não tem mais classe social. O CRACK vem degradando a sociedade de tal forma que jovens se afastam da família e passam a viver nas favelas e algumas vezes perambulam pelas ruas sem nenhuma perspectiva.
Certo dia, um "mendigo" chegou à porta da Delegacia do 22º Distrito e pediu autorização aos policiais para entrar em um terreno ao lado. Minutos depois, essa pessoa começou a tocar violino e após algum tempo pegou a sua sacola e foi embora. Infelizmente não tive a oportunidade de ter um contato com essa criatura, saber seu nome, sua origem, as razões para a escolha daquela forma de vida Com certeza aquela não era uma pessoa comum . Possivelmente a família está sofrendo sem saber onde anda e como está vivendo aquele andarilho.
Certo dia tive oportunidade de conhecer um  morador de rua e depois tomei conhecimento que tratava-se de Marcos Vinícius e que ele era reformado, (de que estado? de que polícia?) Marcos é usuário de drogas e que já foi submetido a tratamento psiquiátrico. O mais curioso é que este andarilho cata livros e revistas no lixo. Portanto uma pessoa culta.
Se realmente Marcus Vinicius for reformado, alguem administra os seus proventos. A questão é: Quem e porque vive nas ruas.
Marcos Vinícius

Outro caso interessante é o de Valdeci de Oliveira Filho, analfabeto, morador de rua, flanelinha, ja foi submetido a vários tratamentos psiquiátricos e diz não conseguir abandonar o vício (uso de CRACK) . Alegou que a droga é comprada em esquinas, praças, orla lagunar e que por duar vezes tentaram contra a sua vida. Disse também que já pensou em  suicidar-se, antes que seja assassinado.
Valdeci sente-se amado por sua família e apesar de haver abandonado a família, sua irmã que mora em São Paulo, pede chorando que ele volte para casa, porém ele não consegue abandonar o vício e a noite dorme em uma vala, na orla marítima, nas proximidades de um PMBOX, uma forma de garantir a sua segurança pessoal.
Um assunto que abalou a sociedade alagoana foi a especulação em torno do assassinato de trinta e dois moradores de rua. A autoria dos crimes foi atribuida às milícias ou a policiais. No decorrer das investigações foi constatado que a maioria das pessoas assassinadas eram viciadas em drogas e o crime estava ligado à disputa de pontos de venda de drogas ou à dívida contraída com traficantes.
Com o acontecimento de uma tentativa de homicídio, contra um suposto "morador de rua", e com a determinação da autoria de três crimes de homicídio, ficou esclarecido que as mortes estatavam direcionadas a pessoas envolvidas com o uso de drogas ou ao tráfico.
Alexsandro Bonfim dos Santos ao ser questionado a respeito da autoria da tentativa de homicídio que havia sofrido, revelou que não conhecia os seus agressores, mas revelou que eram pessoas ligadas ao Comando Vermelho _CV, e esclareceu que depois que o traficante SAMU, lider do Macha Azul foi assassinado, já morreram cerca de 70 pessoas ligadas a essa facção. Este é um dado alarmante, uma vez que presume-se que integrantes do CV também foram assassinados

Nenhum comentário:

Postar um comentário