segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PROJETO HORUS - EVOLUÇÃO DO RETRATO FALADO

projeto_horus3

Horus é o deus egípcio dos céus. O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos.
Este é o sentido de Horus. Todavia, o projeto em sí não deveria ser considerado o Deus Egipcio e sim um mecanismo à disposição da Polícia e a serviço do combate ao crime.
Enquanto isso, outros softwers são lançados no mercado. Alguns bastante eficientes. O professor Isnard Martins do Centro Científico de Estudos de Segurança Pública tem aperfeiçoado o seu projeto sobre Representação Facial Humana e apresenta  um programa bastante eficiente com qualidade fotográfica. O primeiro contato com o Professor Isnard foi na ocasião em que ele ministrou aqui em Maceió, um curso de Representação Facial Humana.
O FBI Faces era um programa que estava disponível na Internet. Ultimamente não está mais disponível para o download
O programa deveria ser vendido, para que as polícias aprimorassem os seus trabalhos. Alguns programas sobre representação humana, estão disponíveis na internet. Alguns bastante eficientes.
Ainda bem que o bonde anda e novos projetos são criados ou aprefeiçoados.
A SENASP tem facultado cursos sobre representação facial Humana. Encerrado o curso o aluno tem conhecimentos teóricos, mas dificilmente colocará o que aprendeu em prática,
O processo de identificação facial humana tem evoluido gradaditivamente e tem o objetivo de identificar criminosos de forma precisa e eficiente. A polícia Federal atualmente usa um sistema de identificação sofisticado através método totalmente digital representado por imagens coloridas de alta definição, tendo como resultado uma imagem semelhante a uma fotografia. O Projeto HORUS foi lançado em 30 de junho de 2009 pelo Departamento de Polícia Federal. O retrato falado assemelha-se a um quebra cabeça montado a partir da escolha do rosto. Depois,as características faciais vão sendo delineadas, mostrando os detalhes, como os a cor dos olhos, dos cabelos, tipo de nariz e boca, sinais, rugas e todas caracteristicas apresentadas pelo indivíduo que esta sendo representado. Esta é uma técnica é inovadora, e utiliza um banco de imagens coloridas em alta definição e no desenvolvimento de um conjunto de técnicas de equalização de tons de pele, inserção de marcas e acessórios, utilizando até mesmo as técnicas de projeção de envelhecimento e simulação de disfarces, aliada aos treinamentos feitos pelos Papiloscopistas Policiais Federais, na Academia Nacional de Policia, área da representação facial humana, dará uma qualidade de fotografia aos retratos falados. Leia mais no site abaixo e sites relacionados. http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1212871-5598,00-PF+LANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário