sexta-feira, 27 de abril de 2018

GRIPE H3N2 - SINTOMAS E PREVENÇÃO

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO PARA EVITAR GRIPES E OUTRAS DOENÇAS
O H3N2 é um subtipo do vírus da influenza A, responsável pelo maior surto de  gripe nos Estados Unidos nos últimos anos, com mais de 47 mil pessoas infectadas. Recentemente, chegou no Brasil e chamou a atenção das autoridades da saúde.
Originalmente, o H3N2 não é um vírus que afeta humanos, sendo mais comum em espécies como aves e suínos. Contudo, a transmissão entre pessoas é possível. Dessa forma, fica conhecido como vírus variante. O nome H3N2 corresponde aos dois tipos de proteína em sua superfície de revestimento, sendo elas a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N).
SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE
A Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou SRAG e SARS (em inglês), é uma síndrome respiratória transmissível provocada por um coronavírus. Os sintomas são semelhantes aos da gripe, mas nesta condição são mais graves. Essa é uma doença que pode ser provocada também pelo vírus H3N2.  No Brasil, em 2018, já foram registrados alguns casos.
No SRAG, os pacientes podem se recuperar dentro de uma a duas semanas, sem grandes complicações. Contudo, é preciso muito cuidado com essa condição. Algumas pessoas podem desenvolver grande dificuldade respiratória, podendo levar a morte.
São considerados portadores de SRAG pacientes com influenza que apresentam quadro febril com temperaturas acima de 38 ºC, tosse e dispneia, manifestações gastrointestinais, taquipneia, hipotensão ou qualquer quadro clínico, laboratorial ou radiológico semelhante ao de broncopneumonia.
COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO
A transmissão do vírus H3N2 ocorre da mesma forma que qualquer outra gripe por exemplo: H1N1. Acontece, sendo assim, por contato direto com as secreções das vias respiratórias, de pessoa para pessoa ou por contato indireto com uma superfície em que a pessoa infectada depositou o vírus. No trato respiratório do infectado, os vírus se replicam nas células epiteliais colunares e se misturam as secreções. Através da tosse, espirro ou fala, se espalham por essas pequenas partículas de aerossol.
A entrada do vírus em nosso organismo se dá pela boca, olhos e nariz. Também pode acontecer pelo contato com objetos de pessoas infectadas ou superfícies em que o vírus se alojou. O vírus pode sobreviver por 24 a 48 horas fora de um organismo vivo. Assim, se torna indispensável a higienização de superfícies como teclados de computador, maçanetas e mesas compartilhadas no trabalho.
Quando o vírus já está instalado no trato respiratório do paciente, o período de incubação do vírus é bem curto, durando entre 1 a 4 dias. De modo geral, a transmissão ocorre a partir de 1 dia antes do início dos sintomas até 7 dias após os primeiros sinais.
Uma única pessoa infectada é capaz de transmitir a doença para um número muito grande de pessoas e, assim, espalhar o vírus e aumentar o risco de uma epidemia.

A prevenção da H3N2 não se distancia muito do que deve ser feito para evitar a gripe comum. Mesmo em épocas de surto, é possível seguir alguns passos para evitar essa doença. Conheça os principais:
É importante manter as mãos bem limpas. Lembre-se de higienizá-las com frequência, principalmente antes de qualquer refeição. Quando estiver em um ambiente em que não seja possível lavá-las, busque utilizar álcool gel. Principalmente no inverno, carregar consigo o álcool gel facilita a higienização e ajuda a prevenir essa e outras doenças. Após tossir e espirrar, também é importante lavar as mãos, para não espalhar o vírus pela superfície dos objetos.
Evitar ambientes lotados e com pouca ventilação pode ajudar a conter e prevenir a transmissão do vírus. Por essas condições, esses lugares se tornam um fator de risco para doenças transmissíveis por secreções respiratórias como a influenza.
Em casa, procure deixar portas e janelas abertas, para melhorar a circulação. Em transportes coletivos, também. Mesmo com temperaturas baixas ou com tempo chuvoso, priorize a saúde coletiva e mantenha sempre uma brecha para o ar circular. Ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico. Consumir de forma natural boas quantidades de vitamina ajuda a prevenir a gripe e traz inúmeros benefícios à saúde.
Apresentando algum dos sintomas ou não, evite compartilhar objetos pessoais que possam ser responsáveis pela transmissão do vírus como talheres, copos, garrafas e pratos.
USE LENÇOS DESCARTÁVEIS E CUBRA A BOCA E NARIZ
Diante dos sintomas da gripe como tosse e espirro, use lenços descartáveis para higiene nasal. Além disso, cubra sempre o nariz e boca enquanto espirrar ou tossir, para não espalhar o vírus. É recomendado que se evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Quando se há o contato, deve ser feita uma higiene adequada.
É IMPORTANTE EVITAR CONTATO COM AS PESSOAS QUE APRESENTAM SINTOMAS

Para prevenir a sua saúde, é importante evitar o contato muito próximo com pessoas que apresentam os sintomas da doença. Durante o tratamento, uma das recomendações é que os pacientes mantenham repouso e evitem contato com outras pessoas saudáveis para não correr o risco de espalhar o vírus.
Se alguém próximo a você, como um colega de trabalho ou estudo, está com os sintomas da doença, oriente-o para que procure ajuda médica e tire alguns dias para repousar.
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção à doença e para se evitar complicações. Anualmente, se tem campanhas de vacinação para prevenção da influenza A. No Brasil, em 2018, deve começar a partir de 23 de abril.
As vacinas são disponibilizadas tanto por laboratórios particulares quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos laboratórios particulares, o preço médio é de 130 reais. Para os grupos considerados de risco, o SUS deve disponibilizar gratuitamente a vacina.
Nas campanhas atuais, as vacinas ofertadas são trivalentes, ou seja, capazes de proteger o paciente contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) os vírus de maior importância epidemiológica.
Considerando o quanto esse vírus passa por mutações, é necessário que se tenha, todo ano, uma atualização da vacina, para atender a necessidade da população naquele momento.
De acordo com a OMS, a vacina aplicada em 2018 será de acordo com as cepas do vírus que estão em circulação no mundo, o que inclui o H1N1, H3N2 e o vírus da influenza B.
A vacina, sendo assim, é o resultado da combinação de vírus similares aos três tipos de cepas.
https://minutosaudavel.com.br/h3n2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário