sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MORRE NELSON MANDELA, ÍCONE MUNDIAL DA PAZ

NELSON MANDELA - Foto reprodução

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” Nelson Mandela
Assim era Mandela, um grande estadista, estrategista e essencialmente um grande pacificador.
Nelson Rolihlahla Mandela nascido numa família de nobreza tribal aos 18 dias do mês de julho de 1918, no vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, Transkei. Era de origem Xhosa (etnia), na infância tornou-se no primeiro membro de sua família a freqüentar a escola. Aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana. 
Obra: VENCER E POSSIVEL: DEMOCRACIA SEM EXCLUSAO, GLOBALIZAÇAO COM SOBERANI

Filhos: Makaziwe Mandela, Zenani Mandela, Makgatho Mandela, Mais

Prêmios: Nobel da Paz, Bharat Ratna, Pessoa do Ano, Mais

Cônjuge: Graça Machel (desde 1998), Mais

Filiação: Nosekeni Fanny, Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela

MANDELA E SUA LUTA CONTRA O APARTHEID
O apartheid,  era um regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigavava os negros a viverem separados dos brancos e estes detinham o controle do poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.  Apartheid significa “vida separada”,

Em 1934, Mandela mudou-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali se interessou pelo boxe e por corridas. Após se matricular, começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.


Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade – documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid

Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid quando ainda era estudante de direito, entrando para a oposição em 1942, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.

Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista, defendendo sempre a luta pacífica contra o apartheid, porém em 21 de marco de 1960.  policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia ficou conhecido como “O Massacre de Sharpeville”. Os manifestantes protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. Emrepresália,a polícia sul-africana conteve o protesto lançando  rajadas de metralhadora contra os manifestantes. Essa ação deixou um saldo de 69 mortos e cerca de 180 feridos.  Esse fato levou Mandela a defender a luta armada contra o sistema.

Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do Congresso  Nacional Africano (CNA), conhecido como “Lança da Nação”. Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta,. porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas, tendo permanecido preso de 1964 até 1990.

Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.
Mandela – Presidente da África do Sul

Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da Afrca do Sul e governou de 1994 a 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.

Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

FRASES DE NELSON MANDELA

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

“A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”

Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros. “

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

“A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”

“A derrubada da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre.”

“A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”

“Marcados nessas pedras você vai encontrar a dor de nossa luta, a tristeza de nossas perdas e os alicerces de nossa vitória.”

“A violência do governo só pode fazer uma coisa: gerar a contra-violência.”

” A segurança só para alguns é, de fato, a insegurança para todos.”

“A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”

“Não há caminho fácil para a Liberdade.”

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 morre Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e  maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que negava direitos políticos, sociais e econômicos aos negros, mestiços e asiáticos na África do Sul, a partir de 1948.
A vida de Mandela foi tema de alguns filmes. Confira alguns dos longas que abordam momentos de Madiba, apelido por qual era conhecido o ex-presidente sul-africano:
Mandela: Long Walk to Freedom (2013 – Estreia em 2014 no Brasil): Esta biografia relembra o percurso de Nelson Mandela, desde a sua infância, em um meio rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul.

FILMES QUE CONTAM A HISTÓRIA DO MAIOR SÍMBOLO MUNDIAL DE LUTA PELA IGUALDADE E PELA PAZ MUNDIAL

Winnie (2013): Winnie Madkizela-Mandela (Jennifer Hudson) teve uma infância rural e foi criada por um pai eternamente decepcionado por ela não ter nascido menino. Quando grande, ela se casou com o líder político Nelson Mandela, e se juntou a ele no ativismo contra o apartheid, ação que se intensificou depois que ele foi preso. Foi nessa mesma época que ela recusou a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, resolvendo lutar pelos direitos na África. Só que lá ela enfrentou abusos dos policiais, um ano de solitária e a traição de amigos e aliados. Além disso, ela passou por um divórcio provocado por traição e pressões políticas e também severas acusações de violência e assassinato.
Invictus (2009)Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.
Mandela: A Luta pela liberdade (2007): James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.
Mandela (1987): A trajetória de Nelson Mandela (Danny Glover), líder negro e político da África do Sul que lutou contra o regime do apartheid e desafiou a supremacia branca. Ele foi levado à prisão, onde permaneceu por quase 30 anos, e ao ser libertado com o apoio do presidente vigente, tornou-se depois o primeiro presidente negro da história do país, ajudando a África do Sul a tomar o rumo de uma democracia baseada na igualdade racial. Infelizmente não há trailer do filme disponível na internet.


- See more at: http://cineinblog.atarde.uol.com.br/?p=8149#sthash.zkWIx9XI.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário