domingo, 8 de dezembro de 2013

FESTA DE CASAMENTO - A ORIGEM DO CASAMENTO, DO USO DO VÉU E DO BOUQUET DE FLORES,

TODA A BELEZA E ENCANTAMENTO DE UM SONHO IDEALIZADO POR TODA MULHER
Casamento de Felipe da Macedônia com
 Olimpia. Miniatura do séc. XV-reproduçaõ
A origem do casamento  remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva. Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. Os espinhos serviam para afastar os maus espíritos. O uso de um véu aconteceu mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva.
O casamento é uma invenção cristã. A união indissolúvel, celebrada por um sacramento, substituiu antigos costumes de poligamia, provocando grande mudança nos hábitos europeus.
As cerimônias de noivado organizavam a transmissão de bens, mas não havia casamento verdadeiro a não ser que tivesse havido união carnal. Na manhã da noite de núpcias, o esposo oferecia à mulher um conjunto muitas vezes bastante significativo de bens móveis. Ele era chamado de presente matinal (Morgengabe), que os juristas romanos batizaram de dote. Portanto, o papel da esposa oficial era bem importante, sobretudo se ela tivesse muitos filhos, já que o objetivo principal era a procriação.
Em 392, o cristianismo foi proclamado religião oficial. Entre 965 e 1008 eram batizados os reis da Dinamarca, Polônia, Hungria, Rússia, Noruega e Suécia.

Desses dois fatos resultou o formato do casamento, em princípios do ano 1000, com uma face totalmente nova. Durante o Sacro Império Romano Germânico - que sucedeu ao desaparecido Império Romano -, dirigido por Oto III de 998 a 1002, houve uma fabulosa transformação das sociedades urbanas romanas e das sociedades rurais germânicas e eslavas. As uniões entre homens e mulheres eram, então, o resultado complexo de renitências pagãs, de interesses políticos e de uma poderosa evangelização.

 Os vikings praticavam um casamento poligâmico, com uma esposa de primeiro escalão que tinha todos os direitos, e com esposas ou concubinas de segundo escalão, cujos filhos não tinham nenhum direito, a menos que a oficial fosse estéril, ou tivesse sido repudiada.
 ORIGEM DO USO DAS ALIANÇAS

Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal. Simbolo de amor, fidelidade e cumplicidade.
Foto: Reprodução

A palavra aliança por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. 


Um dos mais famosos e antigos casos da utilização das alianças ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Assim, iniciou-se a tradiçao dos anéis de noivado; sobretudo, daqueles com brilhante. O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente. Alguns gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chegaram a Terra; outros, porém, criam até mesmo que essas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses do Olimpo.
Uso do veu - Foto reprodução - Google
ORIGEM DO USO DO VÉU
 Há relatos na cultura da Mesopotâmia que o véu  (usado em homenagem a Ishtar, deusa da fertilidade e da primavera, cuja mitologia está relacionada à origem da Dança dos Sete Véus). Também na religião judaica e islâmica o véu é adotado desde a antiguidade, em cerimônias religiosas e/ou ocasiões sociais.
Na religião católica o véu não é mais obrigatório atualmente, mas ainda é utilizado em algumas cerimônias, em especial no casamento. Outras religiões cristãs se baseiam em interpretação própria do ensinamento do apóstolo Paulo para adotar o acessório para as mulheres em cerimônias: "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:6).
Os véus de noiva costumam ser feitos de tule (liso, com gotas, francês, cintilante, etc.), ou de renda. Normalmente o véu fica preso na cabeça com um acessórios (grinalda, aplique, etc.). Eles podem ficar por cima do cabelo ou por baixo (depende da ênfase que se quer dar ao penteado), mas devem sempre combinar com o estilo do vestido. 
ORIGEM DO BOUQUET DE NOIVA
Foto reprodução
Bouquet é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.
Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.
Já na idade média, as noivas costumavam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte.
Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união.
Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. As flores são escolhidas por algumas pessoas com base no significado das flores
ORIGEM DO BOLO DO CASAMENTO
Reprodução

As primeiras notícias que temos da confecção de bolos nas núpcias remontam à Roma Antiga. Os romanos, detentores então das técnicas de fermentação, produziam um misto de bolo e pão recheado de frutas secas, mel, nozes e especiarias, que era rasgado sobre a cabeça dos noivos e quanto mais farelos caíssem sobre ambos, mais prosperidade e fertilidade teriam.

Hoje esta tradição está representada na “chuva” de arroz que é realizada na saída do culto religioso. 

Os primeiros bolos de andares foram criados no século XVI para o casamento de Catarina de Médici, amante e inovadora da boa gastronomia. O surgimento da cobertura do bolo com marzipã, na Inglaterra vitoriana. Esta pasta era um tanto dura e o noivo tinha que, muitas vezes, auxiliar a noiva no corte.
FAÇA O SEU PRÓPRIO BOUQUET

SIGNIFICADO DAS FLORES
Amor perfeito: lembrança;                                                    Azáleia: romance;
Begônia: timidez;                                                                • Cactus: perseverança   
Camélia: beleza, virtude;                                                      Copo de leite: felicidade e pureza;
Coroa imperial: poder;                                                        Cravo: fertilidade;
Crisântemo: paixão;                                                            Dália: delicadeza;
Dente de leão: vida;                                                            Flores do campo: felicidade;
Gérbera: alegria;                                                                 Girassol: vida;
Hortência: energia;                                                              Jasmim: amor;
Lírio: sorte e casamento;                                                     Margarida: inocência;
Miosótis: amor sincero;                                                       Papoula:fertilidade;
Tulipa: amor;                                                                      Violeta: lealdade;
Orquídea: sensualidade                                                      ;Rosa branca: pureza, paz;
Rosa champanhe: admiração, reverência;                            Rosa alaranjada: fascínio, encanto;
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;                                   Rosa vermelha: amor, paixão;                             Acácia branca ou rosada: constância e elegância                 • Orquídea: Riqueza, amor, beleza
 • Copo de leite: reconciliação                                            Tulipa: declaração de amor                 
 • Coroa imperial: majestade, poder                                    • Gérbera: vida, energia
• Margarida: inocência, virgindade                                      • Camélia: beleza perfeita
• Cravo amarelo: desprezo                                                 • Lírio: pureza
• Miosótis: fidelidade                                                          • Flores do campo: juventude
• Celósia: fertilidade                                                           • Cravos variados: rejeição
• Crisântemo: paixão                                                          • Rosas: amor em suas várias formas
• Dália: crescimento                                                            • Hortência: frieza, indiferença
• Dedaleira: falsidade                                                          • Gerânio escuro: tristeza                            
• Dente-de-leão: oráculo    
     
IDEIAS PARA ORNAMENTAR A IGREJA O CONSULTE SITE:
http://www.finafloreventosedecoracoes.com.br/decoracao-com-flores-em-igreja-e-salao-de-festas/                                   
DICAS PARA UM CASAMENTO PERFEITO
PLANEJAMENTO. é importante planejar a sua festa de casamento alguns meses antes.
A IGREJA: A escolha da igreja deve ser feita com antecedência, porque algumas delas tem compromissos agendados vários meses antes
PADRINHOS são escolhidos entre amigos íntimos ou familiares
VESTIDO DE NOIVA: Não invista todas as suas economias no vestido de noiva.Você pode optar por alugar um lindo vestido de noiva.  Você tem de considerar os gastos com o sapato, lingerie, jóias, acessórios para o cabelo, maquiagem, penteado, véu, bouquet... O importante é que você esteja linda. Existe lojas especializadas em roupas de noivas, damas pajens.
CERIMONIAL: A escolha de um bom profissional para a organização do cerimonial. Isto é fundamental.
As informações podem vir de um BUFFET especializado em festas. Faça um orçamento, e informe-se sobre decorador, fotógrafo de casamento, cerimonial, iluminadores, profissionais em vídeos ou procure a Internet. O importante é que o profissional tenha boas referências.
Marque seu cabelo e maquiagem com muita antecedência, para garantir o melhor horário. Noiva não pode se arrumar com pressa.
Mesmo que você esteja com um orçamento apertado, a música é um dos fatores principais para a festa de casamento ser animada. Não precisa ser um DJ caríssimo, mas ter boas referências é fundamental.
DICA: Para diminuir os gastos procure no google ou youtube aulas grátis e aprenda como confeccionar um lindo buquê de noivas, véu, grinaldas,decoração de igreja, buquês de daminha (de pirulito, de machimelo) Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário