sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FÁTIMA BERNARDES APRESENTOU EM SEU PROGRAMA A PROFESSORA ILORIS PAES, EXEMPLO DE ADMINISTRADORA E MESTRA

ILORIS PAES É UM EXEMPLO PARA O BRASIL E PARA O MUNDO
                                                     
O programa Encontro apresentado por Fátima Bernardes entrevistou a professora Ioliris Paes, 47 anos, atualmente diretora de uma escola pública que conseguiu o milagre de  tirar a escola do abandono em que se encontrava  e colocá-la em primeiro lugar no pódio do ensino municipal do 1º ano 5º ano, com o melhor Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 do Rio. Com a ajuda da comunidade e com a participação dos pais e alunos, conseguiu reformar a escola e associada aos alunos conseguiu manter a ordem. Até os pichadores passaram a colaborar com a escola.




É impressionante a desenvoltura dos alunos. Durante a programação os alunos da professora Iloris falaram a respeito de seus objetivos e da importância da professora para a escola e para o futuro deles. As crianças cultivam o hábito da leitura e apesar da pouca idade as palavras fluem com facilidade
A média de 8,5 rendeu a escola o título de segunda melhor do Brasil. O caminho até a medalha de ouro não foi fácil e começou a ser traçado na comunidade Parque Colúmbia, também na Pavuna, onde a diretora nasceu e cresceu.
A professora Ioliris Paes ao ser entrevistada pela apresentadora Fátima Bernerdes, revelou que seu sonho era ser professora e que costumava sentar as bonecas e dar aulas para elas. Ioliris é de origem humilde e seus pais não queriam que ela fosse professora.

Para a professora o segredo das boas notas é o amor, conta diretora que é chamada por alunos de mãe: ‘Ver um aluno lendo um livro vale mais que Ideb’.
A diretora do Ciep Glauber Rocha em 1995. enfrentou todo tipo de desafios: Com apenas 80 alunos, poucos funcionários, arrombamentos, depredações, mas venceu todos os desafios. Sua meta para o próximo ano é criar a 6ª série. A professora sonha em escrever um livro contando a sua experiência no CIEP.
http://odia.ig.com.br/portal/educacao/amor-ao-ensino-vale-nota-10-1.477809

Um comentário: