sábado, 14 de julho de 2012

ROTEIRO-ALAGOAS COMEMORA RESULTADO MISS ALAGOAS 2012

Marina Rijo, alagoana que venceu o Concurso Miss Alagoas 2012 é representante dessa cidade paradisíaca. Seu sonho é ser médica. Por enquanto, sua fascinação é a moda e as passarelas. É uma forte candidata a Miss Mundo 2012.

DADOS DO MUNICÍPIO
Situação Geográfica: Microrregião de São Miguel dos Campos, limites com Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos e Oceano Atlântico. 10 metros acima do nível do mar.
Área: 129 km².
Clima: Quente. Máxima de 36ºC e mínima de 22ºC

População de 6.656 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 129,289 km². Roteiro esta situado a 82 km de Maceió
Prefeito: Fábio Jatobá
RESUMO DA HISTORIA DE ROTEIRO/AL
PADROEIRA DE ROTEIRO
Primitivamente, foi um aldeamento dos índios Caetés. O desalojamento dos antigos donos das terras foi feito nos moldes conhecidos: guerra e violência. A ação missionária para catequizar os remanescentes, em seu território, é ressaltada pelos historiadores. Foi intensa a presença dos jesuítas. Os primeiros habitantes da região, por volta de 1853 foram os índios Caetés. A primeira moradora, Francisca de Albuquerque, instalou-se no sítio Livramento, e construiu, em 1900, a primeira capela em homenagem à Nossa Senhora do Livramento. O primeiro recenseamento do local foi realizado em 1912 por João Gomes, José Balbino e Mandu Araújo.
O povoado teve o nome mudado para Roteiro pelos próprios moradores, pois eles acreditavam que os jesuítas descobriram no local o "roteiro" de Dom Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos índios na região. Depois de ver o povoado sendo transformado em vila, o padre Júlio de Albuquerque, da então freguesia de São Miguel dos Campos, decidiu vender o patrimônio de Nossa Senhora do Livramento - doado por Francisca de Albuquerque à santa antes de sua morte para Antonio Martins Moreira, que o revendeu, fazendo-o passar por muitos donos.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A emancipação política ocorreu em 18 de dezembro de 1963, através da Lei 2.648, em 18 de dezembro de 1963, oficializado definitivamente em 1966. Os principais líderes do movimento foram: Nemésio Gomes da Silva, Abelardo Lopes e Diney Torres.
Economia

Produção Agrícola

<><><><>
De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Roteiro consiste no cultivo de: Cana-de-açúcar, coco-da-baía, feijão, mandioca e milho.
No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Roteiro, nos anos de 2007 e 2008.
Produção Pecuária
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Roteiro é contabilizada de acordo com a quantidade de: Bovinos, caprinos, equinos, muar, ovinos.

T U R I S M O
Lagoa de Roteiro - Reprodução 
 
Praia do Gunga - Reprodução

Praia do gunga - foto divulgação
O município possui atualmente uma das maiores atrações turísticas de Alagoas: a praia do Gunga, uma enorme costa de areia branca, cheia de coqueiros, que une as águas do Oceano Atlântico com as do Rio São Miguel. A cidade também favorece a prática de esportes náuticos.
 

reprodução
Roteiro tem uma culinária exuberante, com fartura de sururu, maçunim, peixes e ostras retirados da lagoa homônima. Uma visão deslumbrante do local tem-se do Mirante Gutemberg Breda, na AL-101 Sul, de onde se avista toda a extensão coqueiral da Praia do Gunga e das praias e arrecifes da Barra de São Miguel. Além das belezas naturais, as festas da padroeira e da emancipação atraem muitos visitantes.

Hino do Município de Roteiro

Parabéns para o município de Roteiro
Seu presente é confiança e bons momentos
Pelo seu aniversário
Muitas graças à virgem do Livramento.
Dia 18 do lindo mês de dezembro
Muitas graças se espalharam do céu
Quis sua gente que o Roteiro se desmembrasse
Com orgulho do torrão de São Miguel.
Parabéns para o município de Roteiro
Seus recantos são atrações para turistas
Solo fértil, povo hospitaleiro
Sou feliz por ter nascido em seu torrão
Com orgulho sou natural de Roteiro
Parabéns para o município de Roteiro.
Em suas terras o que planta floresce
Seu pescado é o melhor da região
Pequenino município de Roteiro
Parabéns na sua emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário