sexta-feira, 20 de julho de 2012

SANTOS DUMONT - O PAI DA AVIAÇÃO

"Ser-me-ia impossível dizer com que idade construí os meus primeiros papagaios de papel. Lembro-me entretanto nitidamente das troças que faziam de mim os meus camaradas, quando brincavam de "passarinho-voa". Alberto Santos Dunont
Reprodução
Santos Dumont nasceu em Palmira em data de 20 de julho de 1873 e foi responsavel  pelo projeto dos primeiros balões dirigíveis a motor a gasolina e inventor do avião e do ultraleve. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch  em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo  ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares. Morreu em Guarujá em 23 de julho de 1932. 

Imagem divulgada pelo Museu de São Paulo
Muitos paises outorgam o crédito à invenção do avião aos irmãos Wright. Os franceses, onde dão o crédito a Clement Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de outubro de 1890.
Fatos da vida de Santos-Dumont, narrados singelamente no seu livro Dans l'air, em que recapitula toda a primeira fase de sua luta para conquista do ar, tem grande significado, para se ver que a sua existência, desde os primeiros passos, e toda a preocupação de sua vida, na sua manifestação vocacional, foi dedicada e absorvida pela preocupação do domínio dos ares pelo homem.
Não é sem razão que o Ministério da Aeronáutica, através de legislação apropriada, regulamentou o dia 23 de Outubro como sendo o "Dia do Aviador", em homenagem ao feito glorioso do seu Patrono, Alberto Santos Dumont.
Leia mais em
Prêmio Deutsch - 1901
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
http://www.culturabrasil.pro.br/santosdumont.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário