domingo, 17 de junho de 2012

FESTEJOS JUNINOS - TRADIÇÃO E COMIDAS TÍPICAS

                   FESTA JUNINA - ORIGEM E TRADIÇÃO

<><>
REPRODUÇÃO

foto: Aparecida
Durante o período que inicia os festejos juninos, Santo Antonio sofre para arrumar namorado para as moças solteiras, e não deixar que elas sejam abandonadas por eles. As vitalinas são as que mais maltratam o santo. Acredite. Tem mulher que chega até a colocar o Santo Antonio dentro de um pote, de cabeça para baixo, na esperança que dessa forma vai realizar seu sonho.

Veja algumas simpatias para ter sorte no amor

Santo Antônio é a esperança para quem quer ser feliz a dois. Conheça algumas simpatias usadas pelas jovens para atrair ou fortalecer um grande amor!
Simpatia para arrumar namorado

No dia 13 de junho compre um copo. Encha-o com água, adicione três pitadas de sal e um botão de rosa vermelha. Deixe a flor lá até que murche. Tome um banho com essa água, repetindo 13 vezes a frase: “Santo Antônio, Santo Antônio, mande um Antônio para mim”.

·Simpatia para ser pedida em casamento

No dia 13 de junho coloque uma fita vermelha no sutiã, entre os seios, e use-a por sete dias. Retire e guarde-a dentro de um envelope e leve-o fechado ao altar de Santo Antônio. Peça ao santo que realize seu desejo e acenda uma vela vermelha de sete dias.

Simpatia para encontrar o amor de sua vida

Esta simpatia pode ser feita em qualquer dia deste mês. Antes de ir a uma festa junina, coloque uma rosa vermelha em 1 litro de água e deixe ferver por cinco minutos. Espere esfriar e adicione uma colher de mel puro. Jogue a água pelo seu corpo, inclusive na cabeça. Depois, tome um banho. O amor da sua vida estará nessa festa!

Simpatia para não perder quem você ama

Escreva o nome do amado na sola do pé esquerdo do sapato que estiver usando na noite do dia 12 de junho. Antes de se deitar, pise com força e repita três vezes: “Debaixo do meu pé eu te prendo (diga o nome dele), eu te amarro (nome dele), eu te mantenho (nome dele) pelo poder das 13 almas benditas.

A comemoração dos festejos juninos durante o mês de junho é um hábito antigo que acontecia em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século 6, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29). É por isso que esses três santos são os padroeiros das festas juninas.
Traje típico - Foto: Aparecida
As festas juninas são comemoradas com muito forró, quadrilhas e as comidas típicas, como a canjica, arroz-doce, quentão... Toda festa junina é uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, a comemoração é uma tradição católica em que são celebrados os dias de Santo Antônio, São João, e São Pedro. Mas até quem não segue a religião pode aproveitar os festejos e caprichar nos pedidos e simpatias. A moçada capricha na indumentária.

Conheça mais sobre os santos de junho.

Santo Antônio, o casamenteiro é de origem portuguesa. Nasceu em Lisboa, em 1195, e foi batizado com o nome Fernando de Bulhões. Ao ingressar na Ordem Franciscana, no ano de 1220, trocou o nome para Antônio. Além de ser famoso como o santo casamenteiro, também é considerado como o padroeiro dos pobres sendo também é invocado para achar objetos perdidos.
Segundo a tradição, o pão de Santo Antônio, que a Igreja Católica oferece no dia 13 de junho, deve ficar guardado com os outros mantimentos na cozinha para que nunca falte comida em casa.
São João Batista, é considerado o protetor dos doentes: Segundo a Bíblia São João Batista foi quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.
São Pedro é o guardião da chave do céu, sendo responsável pelas chuvas e pela mudança de clima e segundo a tradição foi nomeado chaveiro do céu. Ao nascer recebeu o nome de Simão e foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico) por Jesus, por sua liderança. É visto como o primeiro papa da Igreja, 
Os festejos juninos é um período em que mitos e lendas em torno dos Santos, principalmente envolvendo a figura de Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário