domingo, 20 de novembro de 2011

O NATAL -ORIGEM

       VOCÊ SABE A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO NATAL?
Podemos não saber a origem do Natal, mas todos sabem porque comemoramos essa data. É tradição das famílias cristãs comemorar o Natal para lembrar o nascimento de Jesus Cristo. Nem sempre o Natal foi comemorado em 25 de sezembro. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus.A data só foi definida no século  Acredita-se que haja uma relação desta data com a data em que os romanos comemoravam o inicio do iverno. Do ponto de vista cronológico a importância do Natal está relacionada com o ano 1 da historia.
As comemorações do Natal duravam cerca de 12 dias, considerando-se o tempo em que os Reis Magos  levaram para chegar até onde estava o menino Jesus. Eles levaram ouro, incenso e mirra para oferecer a Jesus.
 (Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
<><><><> <><><><> <><><><>
Foto by Aparecida -  Pátio Macio/Al
Algumas pessoas costumam montar as árvores e decorações do Natal no Mês de dezembro , outros em novembro, influenciados pelas decorações das lojas e Shoppings. A cada dia a decoração fica mais incrementada e mais bonita, mas não pode faltar o bom velhinho, o Papai Noel. As crianças se aproximam Noel e fazem questão de tirar fotos com ele. Elas costumam vê-lo em algumas muitas lojas e se alegram com a presença do Papai Noel. As vezes ele já está nas lojas e em alguns eventos ele chega de helicóptero e todos correm para o local onde o bom velhinho vai descer. A figura do Papai Noel está associada ao Bispo Nicolau, que nasceu na Turquia en 280 d.C. Ele tinha um bom coração e ajudava as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas próximo as chaminés das casas. São Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica após vários relatos de milagres atribuidos a ele. Nessa época, os pais presenteiam seus filhos em nome de papai Noel e as pessoas que se amam aproveitam a oportunidade para trocarem presentes e se reunirem ao redor da mesa para a Ceia do Natal.
<><><><> <><><><> <><><><>
foto by Aparecida - Shopping Pátio-Maceió-AL
A Árvore de Natal e o Presépio é uma tradição em quase todos os países do mundo e acredita-se que essa tradição começou na Alemanha, por volta de 1530 e deve-se a Martinho Lutero. Dizem que certa noite, ele caminhava pela floresta e ficou encantado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e que as estrela do céu o ajudaram a compor  a imagem reproduzida com galhos de arvores, em sua casa,  tendo usado além de estrelas , algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

árvore de natalEsta tradição foi trazida para o continente americano pelos alemães que se erradicaram na América, durante o período colonial, migraram para o Brasil,
país de maioria cristã. As árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
<><><><> <><><><> <><><><>
Foto by Aparecida - Foto Pátio Macio/Al



O presépio representa o nascimento de Jesus Cristo e é importante na decoração natalina. Ele descreve o cenário onde ocorreu o nascimento de Jesus com uma manjedoura, animais, os Reis Magos e Maria e José, pais de Jesus. Esta tradição remonta do século XII e é atribuída a São Francisco de Assis.



A indumentária de Papai Noel, deve-se ao cartunista alemão Thomas Nast, o qual resolveu mudar o visual do bom velhinho, que se vestia de roupa de inverno, ou verde ou marron, dando-lhe uma indumentária de cores vermelho e branca e cinto preto. Sua criação foi apresentada na revista Harper's Weeklys em 1886. 
Em 1931 a Coca Cola realizou uma grande campanha publicitária, tendo usado em Papai Noel o mesmo figurino criado por Nast. A campanha foi um sucesso e ajudou a difundir a nova imagem de papai Noel pelo mundo.
Papai Noel adota vários nomes nos mais diversos países
ALEMANHA - WEILNACHTSMANN - O HOMEM NATAL
ESTADOS UNIDOS - E MÉXICO  - SANTA CLAUS
ARGENTINA, ESPANHA COLOMBIA, URUGUAI, PARAGUAI - PAPÁ NOEL
CHILE - VIEJITO PASCUERO
DINAMARCA -JULESMANDEN
FRANÇA - PÈRE NOEL
ITALIA - BABBO NATALE
HOLANDA - KERSTMAN "HOMEM DO NATAL"
PORTUGAL - PAPAI NATAL
INGLATERRA  - FATHER CHRISTMAS
SUÉCIA - JULTOMTE

fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário